Rodrigo Fonseca/CMC

Curitiba bateu um novo recorde de candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano. Ao todo, 1.181 se inscreveram para disputar as 38 cadeiras da Câmara da Capital, uma proporção de 31 candidatos por vaga. O número é 5,91% superior aos 1.115 candidatos registrados nas eleições de 2016, que já havia sido recorde. Em 2016, o crescimento foi ainda maior, de 53% se confrontarmos com os números de 2012. Naquele ano tivemos 718 candidatos, sendo 704 a vereador, e sete a prefeito. Este ano, além dos 1.115 candidatos a vereador, 16 concorrem à prefeitura. Em todo o Estado, o número de candidatos a vereador nos 399 municípios é de 33.817. Outros 1.341 candidatos disputam as prefeituras paranaenses.

Se você ainda não escolheu o seu candidato a vereador ou a prefeito em Curitiba pode pesquisar AQUI

Essa proliferação de candidaturas é motivada por uma novidade das eleições deste ano. Pela primeira vez, os partidos estão proibidos de realizar as chamadas coligações proporcionais para candidatos a vereador. O fim das coligações foi aprovado na reforma política votada pelo Congresso em 2017. O objetivo é impedir que um partido “transfira” votos para candidatos de outras legendas, com votação inferior por estarem coligados. Até então, o mecanismo permitia que siglas menores se juntassem a outras para conseguirem emplacar seus candidatos.Ao vetar a possibilidade de coligações proporcionais, o Congresso impediu que legendas sem nomes fortes na urna peguem “carona” em puxadores de voto de outros partidos, em prática que ficou conhecida como “efeito Tiririca” – em referência ao deputado federal do PL paulista.

Saiba como votaram os candidatos à reeleição durante o atual mandato

Apenas seis dos atuais 38 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) não tentarão a reeleição no pleito, que acontece no próximo domingo. São eles: Cristiano Santos, Dona Lourdes, Fabiane Rosa, Felipe Braga Côrtes Julieta Reis e Maria Manfron.

Se você está pensando em votar em algum dos candidatos à reeleição, pode verificar no site Como os vereadores votam, como eles se posicionaram durante o mandato. O site reúne todas as informações sobre as votações de 2017 e 2020. O site Como os vereadores votam é resultado do trabalho acadêmico de Jornalismo de Dados, das alunas da Universidade Positivo (UP) Anna Buzzi e Jenifer Ribeiro, com a ajuda da desenvolvedora Scarlet Barbosa.