SMCS

A faixa exclusiva para ônibus na Rua André de Barros, no Centro, começa a funcionar a partir de hoje. Agentes de trânsito farão trabalhos de orientação aos motoristas a partir das 7 horas. Implantada ao lado direito da via, a faixa exclusiva vale para a extensão de 500 metros entre as ruas 24 de Maio, na Praça Rui Barbosa — de onde saem ônibus com destinos diversos — e Desembargador Westphalen. O trecho está todo sinalizado com pintura no pavimento e placas de trânsito indicativas.
“Serão duas semanas de um período de adaptação, durante as quais os agentes vão indicar o caminho correto e tirar dúvidas dos motoristas que passarem pelo trecho”, informa a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
A partir de 4 de março, o motorista que insistir em trafegar pela faixa exclusiva de ônibus na André de Barros poderá ser multado. Isso já ocorre nas demais faixas exclusivas para o transporte coletivo existentes nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo, Desembargador Westphalen e General Mário Tourinho. A faixa da Mário Tourinho começou a funcionar no dia 21 de janeiro e desde o início de fevereiro o motorista que trafega por ela pode ser multado.
A medida integra projeto da Prefeitura para diminuir o tempo de deslocamento dos ônibus por ruas de grande movimento. São mais de 15 mil passageiros atendidos por 52 ônibus de dez linhas urbanas que passam pela André de Barros. “Ônibus metropolitanos e de turismo também podem utilizar a faixa exclusiva”, aponta a superintendente de Trânsito.

Próxima faixa
Até março a Prefeitura deve implantar a faixa exclusiva para ônibus na extensão de 750 metros que começa na Travessa Alfredo Bufren e continua na via, quando ela passa a se chamar Amintas de Barros.