Arquivo/Bem Paraná

Esta quarta-feira (7) é mais um dia quente no Paraná. As temperaturas já ultrapassaram os 30ºC em várias regiões. Em Curitiba a tarde começou com mais de 31ºC. No Litoral não esquenta tanto por causa dos ventos. A partir da tarde há condição para chuvas rápidas e isoladas entre o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e RMC. Há chance para que estas pancadas venham acompanhadas de descargas elétricas (raios) e até mesmo formação de granizo em algumas áreas.

A madrugada já foi de alterações no tempo em vários municípios paranaenses devido a formação de áreas de instabilidade. Contudo o volume de chuva associado foi muito baixo, de poucos milímetros.

A mudança no tempo que gerou as chuvas das últimas horas e que ainda eram registradas no início da manhã foi o aumento da umidade atmosférica entre aproximadamente os 3.000 e 5.500 metros acima da superfície da Terra. Os modelos meteorológicos não conseguiram reproduzir corretamente a formação desses aglomerados de nuvens, por isso a previsão do Simepar não contemplava chuva.

A quinta-feira (8) será de mudanças mais significativas em todas as regiões paranaenses. Os ventos nas diversas camadas da atmosfera favorecem para a o desenvolvimento de aglomerados de nuvens de chuva desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.

Na divisa com Santa Catarina e fronteira com o Paraguai e a Argentina estão previstas chuvas mais expressivas desde a madrugada que se estendem para o período diurno, isto é, previsão chuva uniformes e contínuas. Na metade norte paranaense o dia amanhece com predomínio de sol, por isso aquece bastante e os temporais ocorrem a partir da tarde.

Em Curitiba a previsão para a quinta-feira é de céu com nebulosidade e pancadas de chuva ao longo do dia. A sexta-feira tem previsão de ser chuvosa. O fim de semana deve ter sol, mas volta a chover a partir da próxima terça-feira (13).