Publicidade
Ideb

Curitiba têm o melhor ensino básico entre as capitais

Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba tem o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Curitiba obteve o índice de 5,1 na avaliação do Ideb feita em 2007, entre alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. O resultado foi divulgado na sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice de Curitiba ficou acima da média nacional, de 4,2. “Este resultado se deve ao trabalho e dedicação dos professores e profissionais da Educação, uma área que é prioridade absoluta hoje em Curitiba”, disse o prefeito Beto Richa.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para promover a melhoria na qualidade das escolas públicas do país, o Ideb combina desempenhos obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Essa conquista de Curitiba, de ter o melhor ensino do País, é fruto do trabalho que vem sendo feito desde o início da atual administração, de fazer diagnósticos profundos e constantes para buscar informações que mostrem a realidade de cada escola, suas experiências e necessidades”, diz o prefeito.

Nesta gestão, educação é prioridade. Prova disso são os altos investimentos aplicados no ensino e na capacitação profissional, cujos bons resultados se comprovam hoje, com o desempenho de Curitiba no Ideb. Somente no ano passado, a Prefeitura de Curitiba investiu 27,03% na área da educação. O valor superou os 25% determinados pela Constituição federal. Foram R$ 27 milhões para construção de novas escolas e creches, contratação e capacitação de novos profissionais da educação, aquisição de materiais didáticos e equipamentos modernos para as unidades de ensino e implantação de programas e projetos na área.

Na avaliação entre os alunos da segunda fase das escolas municipais (5ª a 8ª série), Curitiba também mantém o bom desempenho. Em terceiro lugar no ranking, a cidade manteve o índice de 4,2, perdendo apenas para o Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).
A melhor — Das 172 escolas que compõem a rede municipal de ensino, a Escola Municipal São Luiz, no Água Verde, obteve a maior média 7,1. A Secretaria Municipal da Educação fará uma solicitação formal ao Inep para avaliar o resultado alcançado pela Escola Municipal Madre Antônia, no Tarumã, que teve a nota reduzida de 4,9 para 2,8. A troca dos gabaritos das provas de português e matemática, problema provocado pela avaliadora que visitou a escola, pode ter prejudicado o resultado.

Esta não é a primeira vez que a capital se destaca em educação. Em 2006, Curitiba obteve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras na Prova Brasil, maior avaliação de desempenho de alunos da rede pública feita no país pelo Inep. Os resultados da Prova Brasil demonstraram que os alunos de 4ª e 8ª séries da rede municipal de ensino de Curitiba obtiveram, entre os estudantes de capitais, a melhor colocação na prova de Matemática e o segundo lugar na de Língua Portuguesa, depois de Campo Grande (MT).

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES