Divulgação – Imóveis mais valorizados ficam no Seminário

Os preços médios de venda e locação do segmento comercial em Curitiba encerraram março de 2019 próximos da estabilidade, com ligeira queda de 1,61% no preço de venda e ligeira alta de 0,01%, no preço de locação. Entre as 10 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap Comercial, o valor médio do aluguel por metro quadrado de Curitiba é o menor (R$ 26,05) e a rentabilidade a segunda menor (4,19%).
Em 12 meses, o valor do metro quadrado do aluguel comercial em Curitiba apresentou uma alta de 4,07%. Já o valor médio de venda do metro quadrado comercial recuou 6,25% e fechou em março, em R$ 7.559. Os maiores valores estão nos bairros Seminário, Campina do Siqueira, Cabral, Campo Comprido e Juvevê. Já os menores estão no Centro, Bacacheri, Boqueirão, São Francisco e Rebouças.
Na análise geral, o preço médio de venda de imóveis comerciais acumula queda nominal de 3,49%, enquanto o preço médio de locação comercial recua 1,56% no período, nas 10 cidades avaliadas. Para fins de comparação, a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 4,58%, segundo o IPCA (IBGE), e de 8,27%, de acordo com o IGP-M (FGV).
Entre as cidades consideradas pelo Índice Comercial, Campinas foi a única a apresentar alta nominal no preço médio de venda nos últimos 12 meses (+1,28%), enquanto, no caso de imóveis comerciais destinados à locação, os preços apresentaram alta nominal em três das cidades monitoradas pelo índice: Salvador (+5,87%), Curitiba (+4,07%) e Porto Alegre (+0,97%).