Franklin de Freitas

Curitiba teve nesta sexta-feira uma "tarde típica e verão", nas palavras da meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Os dias de muito calor e chuvas isoladas devem permanecer durante o final de semana, mas com a Capital registrando temperaturas menores.

"Uma das principais características de primavera são as chuvas que ocorrem devido ao aquecimento diurno e isso está ocorrendo no dia de hoje. Com a grande presença do Sol nas primeiras horas do dia, rapidamente as temperaturas se elevaram e com a maior disponibilidade de umidade em várias regiões do estado, surgiram pequenos núcleos de chuva espalhados pelo Paraná. São chuvas fortes, de curta duração e que vem acompanhadas de alguns raios", escreveu a especialista no site do Simepar.

Se no dia de hoje a temperatura variou entre 17ºC  e 27ºC, no sábado e domingo a tendência é de menos calor em Curitiba, mas ainda com a ocorrência de chuvas. 

Para o sábado, a tendência é que os termômetros registrem entre 15 e 24ºC na cidade, com a ocorrência de chuvas mais fortes durante a madrugada (entre 0 horas e 3 horas). No período da tarde até de noite (entre 12 e 21 horas) volta a chover na Capital, mas com ocorrências mais isoladas.

Já no domingo, a temperatura deve variar entre a mínima de 16ºC e a máxima de 21ºC. A expectativa é que volte a chover na cidade (probabilidade de 85%), mas com menor intensidade do que no sábado (17,1 milímetros contra 5,8 milímetros).

Ocorrência na cidade

Por conta do aguaceiro que cai em Curitiba, alguns transtornos foram registrados na cidade. No bairro Capão Raso, por exemplo, uma queda de árvore bloqueia a Rua Santa Regina, no cruzamento com a Rua Eloi Orestes Zeglin. Agentes da Setran orientam o trânsito no local. A recomendação aos motoristas é para reduzir a velocidade e redobrar a atenção. 

Ao todo, de acordo com a Defesa do Município, foram registradas até às 20h30 desta sexta-feira 19 ocorrências de queda de galhos e outra queda de árvore que obstriui a passagem na Rua José Batista dos Santos, no bairro CIC.

Já no bairro Cabral, a loja do McDonald's acabou ficando alagada. Um vídeo publicado no Twitter, com o sugestivo título de "o lanche virou sopa", mostra a situação no local. Confira abaixo.