A Prefeitura de Curitiba irá instalar ainda neste ano Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança (Consep). A proposta de criação do conselho será enviada para a Câmara Municipal de Curitiba agora em agosto, como uma forma de promover um novo caminho para as questões de segurança, ampliando a discussão entre a população e o Município.

A implantação de fóruns como este é estimulada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e faz parte do Plano de Governo da atual gestão, sendo mais uma forma de possibilitar a participação dos cidadãos nas questões que afetam a vida de todos na cidade.

“Ele servirá como elo de interlocução entre a sociedade, a Prefeitura e os gestores das forças públicas de Segurança que atuam no município, facilitando o trâmite de demandas sociais nesta área, explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública Municipal, coronel Renê Witek.

O Consep terá a participação da sociedade civil e do poder público. Para a sua primeira formação, serão convidados representantes de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de bairros, movimentos religiosos e sociais, ONGs, comunidade empresarial e escolar, entre outros. A Prefeitura de Curitiba, Câmara Municipal, secretarias estaduais de Segurança Pública e Justiça e Cidadania e Ministério Público terão representantes nesse fórum.

Atualmente, muitos cidadãos, num sentimento altruísta, organizados ou não como Conselhos Comunitários de Segurança, se dispõem a cooperar com a segurança pública, afirma Witek. No entanto, muitas vezes não conseguem atingir seus anseios, por desconhecimento dos caminhos ou por não serem reconhecidos como parceiros pelos próprios gestores da segurança.

Witek explica que é necessário ouvir e informar o curitibano sobre as ações de segurança pública na capital, para que este possa, conhecendo-as, cooperar com tais políticas. É tempo de se passar das políticas de segurança pública para as políticas públicas de segurança, avalia Witek.