Dia das bruxas

Curitiba terá Halloween à brasileira, com rock, com poções mágicas, filme, chope roxo. Veja a programação

(Foto: Divulgação)

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural, que acontecia basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos desses países. No entanto, é cada vez mais comum no Brasil também.

O primeiro registro do termo “Halloween” é da época de 1745. Derivou da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe’en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

O Barulho Curitiba separou oito boas pedidas para curtir a data em Curitiba no fim de semana. Lembrando sempre que os festeiros devem manter o distanciamento social e usar máscara. 

Veja a programação completa no BARULHO CURITIBA