A taxa de desemprego da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conforme a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), foi de 3,3% da população economicamente ativa em setembro. 

Esta taxa é levemente superior à do mês de agosto, e à de setembro do ano passado, quando alcançou 3,2%. Entre as sete áreas de capitais pesquisadas, a RMC mantém-se como a de menor desemprego, seguida de Porto Alegre. 

O diretor do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, Daniel Nojima, explica que essa estabilidade segue em linha com a que se observou para as outras seis regiões metropolitanas do País, que, em conjunto, alcançaram taxa de 5,4% em setembro, contra 5,3% do mês anterior e os mesmos 5,4% à de um ano atrás. As maiores variações, ainda que pequenas (de 0,4 ponto percentual), foram registradas para Recife e para São Paulo. 

Particularmente, o aumento observado na RMC de um mês para o outro deveu-se ao indicativo de queda no pessoal ocupado e ao aumento da desocupação, que alcançou, estimadamente, 55 mil pessoas em setembro, afirma Nojima. 

Ainda assim, diz o economista, o nível de ocupação permanece elevado, correspondendo a 57,8% da população em idade ativa – percentual superior ao do total das seis regiões metropolitanas pesquisadas, que foi de 54% em setembro no mesmo critério.