Lucilia Guimarães/SMCS – Vacinação é feita em 18 pontos da Capital

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 36 anos completos nascidas no segundo semestre. Também serão vacinadas as pessoas com 36 anos completos do primeiro semestre que não conseguiram ir no sábado, gestantes e puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias atrás) com declaração médica.

Com esse chamamento a SMS completa a imunização do grupo de 36 anos. Segundo balanço parcial, 7.875 pessoa foram imunizadas no sábado, quantidade inferior às mais de 9 mil esperadas, o que permitiu estoque de imunizantes para completar o grupo.

Devido à limitação de doses, não haverá repescagem para outras faixas etárias e de outros públicos prioritários, o que dependerá de avaliação de estoque remanescente e chegada de nova remessa de imunizantes.

O atendimento será das 8 horas às 17 horas, em 18 pontos de vacinação da cidade

Gestantes e puérperas — Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria de Saúde de Curitiba segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.

Além disso, a vacinação contra a Covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e seu médico.

As gestantes acompanhadas pela rede privada devem apresentar nos postos de vacinação da cidade a declaração emitida pelo médico por meio do Portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Já as gestantes e puérperas acompanhadas pelo SUS Curitibano devem buscar orientação na sua unidade de saúde onde faz ou fez o pré-natal.