Valdecir Galor/SMCS

Curitiba terá uma pista pública de BMX (bicicross) com especificações olímpicas no Parque dos Peladeiros, no bairro Cajuru. Nesta quarta-feira (24/4), o prefeito em exercício Eduardo Pimentel vistoriou o andamento das obras. O investimento é de R$ 828 mil, recursos do governo federal com contrapartida da Prefeitura.

“Essa será uma das poucas pistas públicas do Brasil neste padrão olímpico. Aqui estão sendo feitas obras de qualidade, que ajudam a criar empregos na cidade”, disse Pimentel. A previsão de conclusão dos trabalhos é para o segundo semestre deste ano.

“Aqui serão feitas competições nacionais. Curitiba também é radical”, concluiu Pimentel. A pista terá piso de terra e curvas em concreto. Serão dois traçados com obstáculos: o champions, mais difícil e com 390 metros de extensão, e o challenger, com 230 metros.

A curva mais alta da pista terá 4,6 metros e os atletas vão largar de uma altura de 8,6 metros. Uma descida rápida que levará os ciclistas para as curvas e obstáculos.

Participaram da vistoria o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, os diretores de Esporte, Carlos Eduardo Pijak Jr, e de Incentivo ao Esporte, Thiago Soares, a chefe do núcleo regional da Smelj no Cajuru, Marli Teixeira, o diretor de Parques e Praças do Meio Ambiente, Jean Brasil, e a administradora regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos.

Praça Olímpica

Ao lado da construção da pista de BMX, está em funcionamento o Centro de Iniciação ao Esporte – Praça Olímpica do Cajuru, complexo esportivo Nelson Comel. No local a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) atende cerca de 800 alunos por mês em atividades gratuitas de basquete, futebol, muay thai, ginástica, aulas de ritmos, alongamento, grupos de corridas e iniciação esportiva de atletismo.

“Todo fim de semana tem gente usando esse espaço esportivo, fazem competições aqui no ginásio. Somando todos os atendimentos por mês, são cerca de 5 mil pessoas que passam por aqui”, explicou Marli, do núcleo regional da Smelj.

Beisebol

Eduardo Pimentel também vistoriou as obras de reformas e ampliação do Estádio Municipal de Beisebol, que também fica dentro do Parque dos Peladeiros. Estão em construção dois barracões para treinamento, muro e vestiários. Além disso, o sistema de iluminação pública será trocado e o refeitório reformado.

O valor total das obras é de R$ 1,1 milhão, recursos federais com contrapartida do município.