Covid-19

Curitiba volta para a bandeira amarela a partir de domingo, anuncia secretária da Saúde

(Foto: Reprodução/Youtube )

Curitiba vai voltar para a bandeira amarela já neste domingo (27). O anúncio foi feito durante a live de divulgação do boletim da Covid-19 nesta sexta-feira (25). Curitiba estava na badeira amarela desde o feriado da Independência e da padroeira da Capital. A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Segundo a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a decisão de voltar para a bandeira amarela já neste domingo é uma forma de ajudar as atividades. Com isso, supermercados, shoppings, restaurantes, a feira do Largo da Ordem, entre outros, podem funcionar neste domingo. "Estamos entrando em uma fase de estabilização", disse.

Curitiba voltou ao patamar do início de julho em relação aos casos ativos — 307. A taxa de replicação também voltou a cair, e está em 0,81 no momento. Quando retornou para a bandeira laranja há três semanas, ela havia voltado a ficar bem acima de 1.

"Nos ajude a manter a bandeira amarela", reforçou a secretária.

Márcia explica que a avaliação semanal dos nove indicadores que medem a capacidade de resposta do sistema de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus apontou para a situação de alerta depois de a cidade permanecer na bandeira laranja (risco médio) por 20 dias.

As novas medidas, expressas no Decreto 1270/2020, têm validade de 14 dias. Neste domingo, todas as atividades que estavam suspensas pela bandeira laranja podem ser retomadas, como supermercados, restaurantes e shoppings.