Reprodução/Federação de Triathlon de Portugal

O paratleta curitibano Ronan Cordeiro, beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, viaja no domingo (9/5) para o Japão, em busca da vaga nas Paralimpíadas de Tóquio 2021. Cordeiro vai participar do World Triathlon Championship Series, em Yokohama, nos dias 15 e 16 de maio.

Ele compete na categoria PTS5 (deficiências leves nos membros). As provas de natação (750 metros), ciclismo (20 km) e corrida (5 km) serão feitas no entorno da baía de Yokohama, terminando no Parque Yamashita, um dos principais pontos turísticos da cidade japonesa.

O evento reúne os principais atletas do Triathlon e Paratriathlon mundiais. Durante a competição, além do título mundial, os atletas e paratletas estarão na briga direta para superação dos índices oficiais que definirão os classificados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

O curitibano busca superar o índice oficial e assim garantir a sonhada vaga olímpica, coroando sua inspiradora trajetória esportiva. Ele iniciou praticando as modalidades coletivas no ginásio do Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo e, após a abertura do Clube da Gente, passou para a natação e ciclismo antes de adotar a corrida e definitivamente optar pelo triatlhon.

Superação no esporte
De uma família humilde da periferia de Curitiba, Ronan Cordeiro nasceu com uma má formação congênita em seu membro superior esquerdo e, aos 7 anos, conheceu o esporte nas aulas de modalidades coletivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no ginásio do Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo. Depois, com a abertura do Clube da Gente, começou a participar também das aulas de natação.

Pelo desempenho nas aulas de iniciação esportiva, Ronan chegou a participar de competições convencionais, mas em 2012 veio a sua inclusão nas modalidades do paradesporto. Neste mesmo ano, tornou-se campeão brasileiro escolar de natação, chegando a ganhar, em 2018, a medalha de ouro na prova de Medley (quatro estilos) no Pan-americano Universitário de Natação, que aconteceu em São Paulo.