Compras e entretenimento

Curitibano é um dos que mais vai ao shopping, diz pesquisa

O Jockey Plaza: inauguração nesta quarta-feira
O Jockey Plaza: inauguração nesta quarta-feira (Foto: Franklin de Freitas)

Se tem uma coisa da qual curitibano gosta é Shopping Center. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), esses centros comerciais recebem 7,5 milhões de visitas por mês na Capital, o que dá uma média de 4,3 visitas a um shopping por habitante — o dobro da média nacional, de 2 visitas por mês. A Capital conta atualmente com pelo menos 14 empreendimentos de grande a médio porte e, nesta quarta-feira (5), ganhará mais uma opção de lazer e compra: o Jockey Plaza.

Localizado no bairro Tarumã, no terreno do tradicionalíssimo Jockey Club do Paraná, o shopping center possui mais de 200 mil metros quadrados de área construída e 60 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Serão mais de 400 lojas e 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com sete restaurantes e vista panorâmica para a pista de corrida do Jockey Club.

De acordo com Aníbal Tacla, diretor do Grupo Tacla Shopping (que faz planejamento, comercialização, construção e administração de shoppings centers), o novo empreendimento será o maior shopping da região Sul e o 11º maior de todo o país. Além disso, o empresário revela que 90% da ABL já está locada, sendo que para a inauguração, que acontece nesta quarta, às 11 horas, 70% das lojas já devem estar prontas.

“Foi uma viagem longa. Quase nove anos, sendo 1 ano desenvolvendo projeto, 4 anos e meio na Prefeitura até conseguir o alvará de construção. Cada shopping é um desafio, uma incógnita. Mas estamos muito otimistas com esse empreendimento”, diz o empresário, comentando ainda que, apesar do cenário de crise, o faturamento dos shoppings segue em alta.

“Pelos números que temos visto, estamos com crescimento de venda constante(nos shoppings). No contexto geral os números são positivos, o que pode ter é um ou outro setor mais afetado pela crise. O que notamos, a grande dificuldade, é que o empresário está mais retraído. Foi mais difícil do que nos shoppings anteriores a negociação”, comenta Tacla, cuja empresa administra os shoppings Palladium e o Ventura em Curitiba.

Ainda segundo o empresário, a expectativa é que 1,2 milhão de pessoas visitem o shopping por mês, ao passo que a previsão de faturamento é de aproximadamente R$ 1 bilhão no primeiro ano — o que já deve ajudar a pagar parte dos R$ 650 milhões investidos na construção.

Para quem está curioso por conhecer a novidade, o shopping conta com três acessos principais: dois pela Rua Konrad Adenauer, 370 (estacionamento, entradas de pedestres e táxis) e um pela frente, na Rua Victor Frreira do Amaral, 2121 (pedestres). O Jockey Plaza conta com dois pisos de garagem coberta, com capacidade para 3.500 vagas, além de estacionamento em pátio externo para mais 700 carros.