Acervo do autor – Opa é o primeiro livro escrito pelo ilustrador Adilson Farias

O mês está apenas começando e as atrações para todas as idades são variadas: de cinema a literatura infantil, as atrações ainda passam pelo esporte e pelo aprendizado da língua alemã.

Confira as dicas de entretenimento e cultura nesta semana para os leitores do Bem Paraná.


Mostra de Cinema e Reflexão

Crédito: Divulgação

Legenda: “A Câmera de Claire”, da cineasta Hong Sang-soo, é um dos filmes com o tema “O olhar feminino das cidades contemporâneas”.

Durante todo o mês de outubro, a“Mostra Cinema e Reflexão”, com longas-metragens disponibilizados gratuitamente pela plataforma brasileira Looke, pelo site www.mostracinemaereflexao.com.br, terá vertentes diferentes: onze filmes chineses e quatro da temática “O olhar feminino nas cidades contemporâneas”.

Os onze títulos da Mostra de Filmes Chineses são longas-metragens realizados entre 1937 e 2006 e assinados por diretores consagrados internacionalmente, como Zhang Yimou, Chen Kaige e Feng Xiaoning. a temática “O olhar feminino nas cidades contemporâneas”, traz: “A Câmera de Claire” (Coreia do Sul/França), de Hong Sang-soo, “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia” (Macedônia/Bélgica/Eslovênia/França/Croácia), de Teona Strugar Mitevska, “Perdidos em Paris” (França/Bélgica), de Dominique Abel e Fiona Gordon e “Quando Margot Encontra Margot” (França), de Sophie Fillières. 


Concurso fotográfico

Crédito: Kauana Leonardo Garcia

Legenda: Exemplo de uma foto de paisagem inusitada referente ao isolamento social.

O Observatório do Espaço Público da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e XV ENEPEA, promove o concurso fotográfico “Paisagem Inusitada”. O desafio para os participantes é redescobrir e representar a paisagem vivenciada neste novo cotidiano imposto pelo isolamento durante a pandemia da Covid-19.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro. A participação é para maiores de 18 anos. A ficha de inscrição está disponível no https://www.observatoriodoespacopublico.com/concursopaisageminusitada.

Os vencedores receberão livros da Editora da UFPR e cursos de fotografia on-line do Cannon College. 


Memória da infância

Crédito: Augusto Lavigne

Legenda: Goethe-Institut Curitiba está com as salas de aula fechadas, mas ministra aulas em plataforma on-line

O Goethe-Institut Curitiba promove minicurso sobre a língua alemã nesta segunda (5), às 19h com o título: “Quando eu era criança…”. No encontro será abordado o uso das formas verbais “Perfekt” e “Präteritum”. O tema é uma homenagem ao dia das crianças e as memórias da infância. As inscrições estão abertas, custam R$ 50,00 para quem não é estudante do Goethe-Institut e são gratuitas para os já matriculados em cursos regulares. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.goethe.de/curitiba ou pelo e-mail: [email protected].


Doação de brinquedos

Até esta segunda-feira (5), a população pode doar brinquedos para a campanha Paraná Piá, criada pela Superintendência Geral de Ação Solidária para presentear, no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, gurias e piás de zero a 12 anos de idade que estejam internadas ou em tratamento ambulatorial em hospitais da rede pública do Paraná.

Podem ser doados brinquedos novos ou usados, desde que em bom estado de conservação, na recepção na Secretaria do Planejamento, no Palácio das Araucárias, em Curitiba (Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº – Centro Cívico).


História do Tênis

Crédito: Acervo da exposição

Legenda: Fotos de grandes atletas paranaenses estão em destaque na exposição, entre elas da tenista Gisele Miró.

 

O Centro de Memória do Esporte acaba de inaugurar uma exposição virtual contando a história do tênis no Paraná em comemoração aos 70 anos da Federação Paranaense de Tênis (FPT). O acervo está disponível apenas em formato digital devido à pandemia.

Na mostra, estão disponíveis os primeiros registros da criação da entidade, passando pelos principais atletas que escreveram essa história até os destaques da atualidade.

Para acessar a exposição, entre em: http://www.esporte.pr.gov.br/Pagina/EXPOSICAO-70-anos-da-FPT 


Maquetes de trens em exposição

Crédito: Divulgação

Legenda: Miniaturas de trens de todo o Brasil, e até de outros países, poderão ser vistas em vídeos do encontro virtual.

Entre os dias 10 e 12 de outubro, ferreomodelistas de vários estados e até de outros países estarão reunidos no 2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo, para mostrar maquetes de trens e falar sobre esse hobby que é um dos mais antigos do mundo.

O patrono do 2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo será o ferreomodelista Paulo Moretti, de Piracicaba, falecido em abril de 2018. Quem quiser acompanhar o evento, basta acessar o grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/592291658340910/?ref=share, que é público. Por lá, já é possível assistir entrevistas de ferreomodelistas do Brasil e também do exterior. Todos os vídeos estão disponíveis na aba “Mídia”, dentro de “Álbuns”.


Alzheimer com amor

Crédito: Acervo do autor

Legenda: Opa é o primeiro livro escrito pelo ilustrador Adilson Farias

 

Era uma vez um avô muito criativo que era inventor de várias coisas incríveis. Ele usava um chapéu cheio de lâmpadas acesas, que representavam as coisas que ele criava e lembrava. Esse avô era alemão, e por isso sua netinha o chamava de Opa, que é vovô nesse idioma. A netinha adorava ouvir as histórias do Opa, mas um dia ela notou que as lampadinhas do chapéu começaram a se apagar.

Esse conceito lúdico de uma relação entre uma criança e um avô com Alzheimer é a emocionante história contada no livro Opa, de Adilson Farias, publicado pela Editora Prosa Nova e lançado este mês em Curitiba.

Adilson Farias é um experiente ilustrador de livros infantis e Opa é sua primeira obra totalmente autoral. O tema, delicado e sensível, foi realmente vivenciado em sua família e a história que ele criou foi uma maneira de ajudar a filha pequena a entender a doença do avô e, posteriormente, a morte do Opa tão querido.

Confira uma entrevista exclusiva com o ilustrador, feita pela jornalista Irma Bicalho, na seção Livraria: https://curitibadegraca.com.br/opa-uma-historia-delicada-sobre-o-amor-e-o-alzheimer/ 


Ilustração na Literatura Infantil

Crédito: Divulgação

Legenda: O bate-papo será com as ilustradoras Márcia Széliga, Rosangela Grafetti e Veronica Fukuda.

O projeto Trilhas Literárias traz três ilustradoras para falar sobre o tema “Ilustração e narrativa na literatura infantojuvenil” em uma live na quarta-feira (7), às 20h, com as paranaenses Márcia Széliga e Rosangela Grafetti e a paulista, que já se sente filha do Paraná, Veronica Fukuda.

A transmissão será pelo YouTube do projeto ( https://www.youtube.com/channel/UCY_RYe_nDrMF6RqbMyDeVtQ) com mediação da produtora cultural e mestra em Estudos Literários, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Tatjane Garcia.

Confira mais informações sobre as ilustradoras em: https://curitibadegraca.com.br/live-do-trilhas-literarias-aborda-os-temas-ilustracao-e-narrativa-na-literatura-infantojuvenil/

O Trilhas Literárias é um projeto criado em Pinhais, região da Grande Curitiba, que busca incentivar a leitura por meio da difusão de informações literárias, contação de histórias, mediação de leituras, vídeos de escritores regionais e, agora, terá encontros ao vivo com escritores reconhecidos nacional e internacionalmente. 


Oratória em alta

Crédito: Divulgação

 

Durante a pandemia do coronavírus, a jornalista Adriane Werner, especialista em Oratória e autora do livro “Oratória Descomplicada”, lançou durante a pandemia uma série de vídeos para falar sobre como se comunicar melhor. A dica dessa quinzena é falar com simplicidade, tema que também foi abordado em programa televisivo. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=PpbBZAMEFLc&t=16s 


A música popular brasileira

Para comemorar seus dez anos de atividade, a Rádio Batuta, emissora on-line do Instituto Moreira Salles, está oferece gratuitamente quatro aulas ministradas pelo cantor e compositor Romulo Fróes, que reflete sobre os caminhos da produção musical do século 20.

O curso está disponível em quatro vídeos em: https://www.youtube.com/channel/UC8t9BbUhOEd9PP26g1TzIBAno. 


A cor pele

Crédito: Divulgação

Legenda: Historiador Carlos Mariano e o escritor José Carlos de Freitas.

“Samba, negritude e racismo em Curitiba” será o tema da entrevista do coletivo Movimento Gota D´Água Ação e Resistência, sob o comando da jornalista Thea Tavares, com o sambista, escritor e graduado em Letras e Direito, autor do livro “Colorado, a primeira Escola de samba de Curitiba”, João Carlos de Freitas, e também com o historiador carioca e pesquisador de escolas de samba e cultura afrobrasileira, Carlos Mariano Filho. É na próxima quinta, dia 8, das 20h às 21h, no Instagram:

https://www.instagram.com/movimentogotadagua/

 

Para outras notícias culturais e de entretenimento, acesse: www.curitibadegraca.com.br.