No próximo domingo Curitiba deve realizar uma manifestação contra a ditadura. Este é o dia, em 1964, quando o militares tomaram o poder no Brasil, criando o regime de exceção. O protesto, “Ditadura nunca mais”, é marcado pelas redes sociais para acontecer a partir das 14 horas, na Praça 19 de Dezembro. Até ontem, quase duas mil pessoas haviam confirmado participação e outras 5 mil com interesse.
O protesto foi marcado após o presidente Jair Bolsonaro determinar ao Ministério da Defesa que faça as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe que deu início a uma ditadura militar no país. A manifestação foi marcada no Facebook pelo movimento CWB Resite
O golpe militar que depôs o então presidente João Goulart ocorreu em 31 de março de 1964. Após o ato, iniciou-se uma ditadura que durou 21 anos. No período, não houve eleição direta para presidente. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa.
Pra o presidente Jair Bolsonaro não houve ditadura no Brasil, referindo-se ao período entre 1964 e 1985, quando as Forças Armadas governaram o país, sem eleições diretas para presidente da República. Para ele, ocorreu uma transição pacífica de poder no final dos anos de 1980. Ele disse que, neste período, houve problemas.
“Onde você viu no mundo uma ditadura entregar para a oposição de forma pacífica o governo? Só no Brasil, então não houve ditadura”, afirmou o presidente, durante entrevista ao jornalista José Luiz Datena, exibida pela TV Bandeirantes, na tarde de quarta-feira.