Franklin de Freitas – Asfalto contabilizou 503 pedidos

Resultado de consulta pública feita pela Câmara de Vereadores sobre o Orçamento de Curitiba para 2021 divulgado ontem revela que as prioridades dos curitibanos são mais dinheiro para obras, segurança e saúde. E entre as obras, as mais pedidas são as de melhoramento asfáltico – que tem sido tema de debate na campanha entre os candidatos a prefeito. O resultado da consulta, agora, servirá de base para os vereadores apresentarem emendas à proposta de orçamento da Capital para o ano que vem.

Os três temas concentraram 63% das participações dos cidadãos, segundo os dados divulgados pelo Legislativo municipal. Ao todo, 1.635 cidadãos das 10 regionais de Curitiba participaram preenchendo o formulário no site da Câmara ou interagiram com os perfis oficiais do Legislativo nas redes sociais.

A realização de obras foi indicada por 455 participantes (28%); segurança ficou em segundo lugar, com 375 votos (23%); seguida por Saúde, requerida como prioridade para 196 pessoas (12%). Na sequência estão Educação, com 176 votos (11%); Meio Ambiente, 142 votos (9%); Transporte, 87 votos (5%), Esporte e Lazer, 55 votos (3%); Assistência Social, 52 votos, (3%); Habitação, 45 votos (3%); e Cultura, 34 votos (2%).

A regional com mais participações foi a do Boa Vista (345), seguida por Cajuru (236), Pinheirinho, (215), Matriz, (182), Fazendinha-Portão (147), Boqueirão (126), Santa Felicidade (114), Bairro Novo (95), Tatuquara (77) e CIC (71).

Ruas

A Câmara contabilizou 503 pedidos para melhorias de asfalto, 114 para segurança pública, 107 para reforçar ou instalar sinalização de trânsito, 66 pedidos de reforma em escolas, 64 solicitações para construção ou manutenção de calçadas e outros 342 para ações em geral.

Na campanha deste ano, os candidatos de oposição têm criticado o prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), por priorizar obras de asfaltamento em um momento de pandemia do Covid-19. Segundo eles, a prioridade deveria ser para a saúde pública, e para o socorro aos atingidos pela queda da atividade econômica provocada pelas restrições da pandemia, como microempresários e o pequeno comércio. Além disso, eles alegam que as obras de asfalto da atual gestão priorizam a região central da cidade, em detrimento da periferia.

Greca tem rebatido, afirmando que os investimentos em saúde são muito superiores aos das obras de melhoria do asfalto. E garante que a maior parte das obras de asfaltamento tem ocorrido em bairros da periferia.