Franklin de Freitas

O decreto que estendeu a bandeira amarela em Curitiba por mais sete dias vale até esta quinta-feira (20). Na semana passada, a edição do decreto apesar de manter a bandeira, trouxe algumas alterações, reduzindo a ocupação nos estabelecimentos a 70% de sua capacidade total como medida de cautela sanitária. A medida valia para comércio, entetenimento, igrejas e eventos esportivos.

A medida de caráter preventivo frente ao avanço dos casos com a variante Ômicron aliada à circulação do vírus da IKnfluenza, H3N2, e visou manter as atividades econômicas em funcionamento e foi definida após a avaliação dos indicadores da pandemia e da capacidade de resposta do sistema de Saúde do município frente aos novos casos.

As medidas também tiveram o objetivo de proteger o sistema de saúde de uma sobrecarga. Até o momento, a maioria dos casos de Covid-19 têm se mostrado mais leves, devido à grande cobertura vacinal na cidade, mas, o aumento exponencial de novos casos por dia aumenta a probabilidade de internamentos.

Ontem, a taxa de ocupação dos 97 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 70%. Restavam 29 leitos livres. A taxa de ocupação dos 161 leitos de enfermarias SUS Covid-19 estava em 79%. Havia 34 leitos vagos.