Arquivo Bem Paraná

A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta de chuvas intensas, com raios e de vendaval para a região de Curitiba, Litoral e Região Metropolitana. O alerta foi encaminhado por SMS aos paranaenses cadastrados no seriço às 17 horas deste domingo, 27, e tem vigência de 6 horas. O site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um alerta laranja para toda a região Sul do Brasil.

Há previsão de chuvas fortes, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, a partir desta segunda-feira, 28, para toda a região. A chuva pode vira acompanhada de ventos intensos (entre 60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Há risco de temporais isolados neste domingo ainda em Santa Catarina e no Paraná pela formação de áreas de instabilidade pré-frontais sob uma atmosfera muito quente com probabilidade maior de tempestades localizadas no Oeste e no Meio-Oeste catarinense e no Sudoeste do Paraná. Nestas regiões, é acentuado o risco de episódios severos isolados de vento.

Ar mais frio ingressa no começo da semana na sequência da frente fria, mas não se trata de uma massa de ar frio de maior intensidade e o resfriamento será modesto na maioria das áreas com mais frio na madrugada da terça no Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai.

SMS da Defesa Civil do Paraná

O que é

Você poderá receber no seu celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

Como cadastrar

Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

Prazo

As mensagens são enviadas sempre que for necessário. Servem de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam de causar estragos e danos à população.