Divulgação

Demonstrar na prática como os servidores municipais devem agir em situações de emergência é o foco dos novos treinamentos que estão sendo preparados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Curitiba. Nesta terça-feira (6/11), o treinamento acontece na Administração Regional do Portão.

“As dez regionais já passaram por treinamentos teóricos, nos quais orientamos sobre todos os caminhos para acionamento da rede de atenção, no caso de emergências em decorrência de desastres naturais, como temporais, vendavais e alagamentos”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro. Agora, as capacitações estão sendo práticas, como forma de retomar as informações repassadas anteriormente.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, é importante reforçar, de forma periódica, o papel de cada um para que as decisões sejam tomadas o mais rápido possível em momentos de necessidade. “Se priorizarmos a prevenção, a organização e o planejamento para agirmos antes e durante o evento adverso, estaremos tornando nosso município resiliente”, diz Ribeiro.

Na regional da CIC, os servidores já fizeram o simulado de prevenção. Por lá, 69 funcionários da Fundação de Ação Social (FAS), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e de diversas secretarias municipais participaram das atividades, com o objetivo de organizar as equipes para a execução das ações de prevenção.

“Dessa forma cada um sabe quais são as suas responsabilidades e de que maneira cada secretaria pode ajudar a Defesa Civil. Após a divisão e explicação das tarefas, foi informado aos participantes sobre uma ocorrência. Com base no treinamento, tiveram que resolver da melhor forma, como haviam sido instruídos”, conta Ribeiro.

O administrador da Regional CIC, Raphael Keiji, enalteceu a iniciativa. “Deixar os nossos servidores sempre preparados é importante para oferecermos um atendimento de qualidade nos momentos que os nossos cidadãos precisarem de apoio, com as fortes chuvas que possam ocorrer”.

Em caso de emergências, o telefone da Defesa Civil é o 199.