Reprodução/Pinterest – Vintage urbana

A moda tem uma coisa engraçada em relação à mistura de estampas, texturas e cores. Ou você ignora a possibilidade e vive monocromático, liso e feliz ou afunda o pé e se assume over tudo. Não tem certo nem errado. Tem gosto, estilo, fase. Eu, uma minimalista declarada, vou contar para vocês que ando olhando para bordados, cores, aplicações e afins com uma curiosidade que nunca tive antes.

Amo o preto para sempre, mas começo a pensar que vale – pelo menos uma vez a cada temporada – cometer um delírio fashion, rir mais e combinar menos. Para inspirar vocês a experimentarem looks de inverno menos formais e mais ousados, fiz uma seleção de fotos legais que apresentam propostas não muito difíceis de colocar em prática. É só escolher um ponto de atração (que pode ser um detalhe, uma padronagem ou um tecido precioso) e combiná-lo a outra peça não tão básica assim. Por exemplo: a moça da jaqueta xadrez com franjas, não está toda de preto, mas de jeans e uma bota com textura e uma listra bem chamativa. Podia ser um jeans mais curto e com a barra dobrada. A Sienna Miller, que está com um look mais antiguinho, coordenou cores, mas misturou texturas (veludo cotelê, malha e pelo) e jogou nos pés um coturno urbano, que de vintage não tem nada.

A medida da brincadeira é o espelho quem vai dar. E o legal é que se você não gostar da produção, pode reinventar tudo, trocar as peças, até ficar feliz com a produção. Existem, no entanto, algumas dicas que ajudam a organizar o surto criativo. Usar peças do mesmo peso (lã, couro, pele, veludo) no mesmo look promove uma conversa boa. Se você quiser jogar uma peça leve com outra mais pesada, prefira usar a leve na base e a pesada por cima. Volumes também podem contrastar: um casaco enorme e um sapato que deixa o pé à mostra. Outra dica é escolher no máximo dois estilos por look: vintage e urbano, rocker e casual e assim por diante.

Camisa branca e jeans deixam de ser básicos quando combinados à uma jaqueta bordada e chiquérrima

 

Xadrez, franjas, listra esportiva e bota croco convivem em paz e com base não tão óbvia

 

No jogo de esconde e mostra, parka gigante e pés pelados, ou quase.

 

Tem camuflado no casaco, blusa corta-vento sob a jaqueta e sandália sexy de onça