Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos será interditada

O Sinclapol prossegue, nesta terça-feira (22) com a campanha "Inferno Carcerário", na Delegacias de Furtos e Roubos de Veículos, localizado no bairro Vila Izabel, em Curitiba.  Os dirigentes da entidade vão acompanhar, a partir das 9 horas, a ação de interdição na delegacia que impede a entrada de novos presos e a visita de familiares.

O movimento contra o "Inferno Carcerário" segue com a fiscalização contra o desvio de função dos policiais nas delegacias do Paraná. Na semana passada, a interdição ocorreu  no 12 º Distrito da Capital, localizado no bairro de Santa Felicidade.

Os motivos para o bloqueio de ambas as delegacias são bastante similares. Os locais oferecem riscos de morte aos policiais, presos e visitante,  perigos eminentes de fuga dos detentos e não garantem as mínimas condições estruturais, sobrecarregados com a indébita superlotação carcerária.

"Este, infelizmente, tem sido o padrão encontrado nas delegacias do Paraná. Um padrão medieval que abriga presos em excesso em verdadeiras masmorras medievais, colocando policiais em pleno desvio de função, expondo-os, assim como os próprios presos e visitantes, a riscos eminentes de morte", disse André Gutierrez, presidente do Sinclapol, completando que "as ações da campanha Inferno Carcerário serão ininterruptas e seguirão por todo o Paraná, enquanto o governo e a Secretaria de Justiça não cumprirem com a lei, absorvendo os presos ao sistema prisional".