Na primeira semana deste mês, a soma das demandas por informações e serviços pelo aplicativo 156 foram quase três vezes maiores às feitas via chat pela Central de Atendimento ao Cidadão. Do dia 1º ao dia 7, foram 4.002 registros pelo Curitiba 156 via smartphones – 506 solicitações de serviços e 3496 buscas por informações. Enquanto pelo chat, em igual período, foram 1.404 registros – 940 solicitações de serviços e 464 pedidos por informações. 

“A expectativa de utilização do aplicativo se confirma, pois o Curitiba 156 encurta o caminho entre o cidadão e a Prefeitura, agilizando o serviço e dando maior autonomia ao usuário”, observa o coordenador do serviço de Atendimento ao Cidadão, Ozires de Oliveira.

As buscas por itinerários (1.609), horários de ônibus (457) e saldo de cartões transporte (397) lideraram as demandas por informações pelo aplicativo neste começo de abril. Dos pedidos por serviços, via aplicativo, em primeiro lugar figurou a iluminação pública (183), seguido de pavimentação (67), coleta de resíduos (61), passeio/calçadas (56) e trânsito (47).

Pedidos via telefone ainda lideram as demandas à Central 156. Na primeira semana de abril foram 16.616, tendo sido 7370 pedidos por informações e 9246 solicitações por serviços feitas pelo telefone da Central. De acordo com o coordenador do serviço de Atendimento ao Cidadão, a tendência é a da migração para o aplicativo, tendo em vista a possibilidade de anexar imagense outras facilidades do Curitiba 156. “Quando o usuário cadastra imagens em ocorrências como a de fiscalização de trânsito, por exemplo, o órgão consegue fazer uma análise prévia da situação e responder com agilidade às demandas”, explica Oliveira.

Lançado no dia 29 de março pelo prefeto Rafael Greca, o aplicativo está disponível nas versões Android e iOS, para baixar pela Play Store do Google (para celulares Android) ou na Apple Store (para os Iphones). Nas “lojas virtuais” o interessado pode baixar somente o Curitiba 156 ou o aplicativo Curitiba app, pelo qual pode também acessar os aplicativos Saúde Já, de agendamento de consultas, e o do programa Nota Curitibana. Os serviços são gratuitos.

O Curitiba 156 dá acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nos quais pode definir pedidos específicos e até anexar fotos. O usuário tem ainda acesso a horários e itinerários de ônibus em tempo real, aos endereços dos equipamentos públicos guiados por georreferenciamento e pode também agendar doações de roupas ou eletrodomésticos à Fundação de Ação Social (FAS), entre outras facilidades.

O serviço de abordagem social é o único, entre os serviços do aplicativo, sem a opção de anexar fotos, para resguardar a identidade das pessoas atendidas.

O aplicativo conta ainda com uma lista de telefones úteis para o acionamento da Prefeitura de Curitiba, Guarda Municipal e Defesa Civil, do Samu e da Ouvidoria Municipal da Saúde, das polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e  Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Copel e da Sanepar, do INSS e da Receita Federal, do Disque Denúncia para Tráfico de Drogas, do Disque Denúncia para Violência contra a Mulher e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Cadastro

Se o usuário já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não possui cadastro, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados.

No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.