Frankin de Freitas

Curitiba e 90% das cidades paranaenses tiveram, nesta terça-feira (17), as temperaturas mais baixas do ano, segundo o Simepar. Na Capital, a mínima foi de 4,8ºC, mas com as rajadas de vento de intensidade moderada a forte, com valores acima dos 50 km/h em vários setores, a sensação térmica ficou ainda mais baixa. Nesta quarta-feira (18), além de mínimas de novo na casa dos 4ºC, a previsão era de máxima de apenas 9ºC, o que pode se configurar na menor temperatura máxima de 2022.

A previsão indica que a sensação de frio intenso permanece para os próximos dias, ganhando mais intensidade nesta quarta-feira. “Venta bastante no Paraná durante o dia, aumentando a sensação de frio. A previsão não indica que o período da tarde pode esquentar”, destaca o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Por conta dos ventos, não foram identificados fenômenos de geada no Estado ontem, e o mesmo deve acontecer hoje, apesar do frio intenso.

Já segundo o Instituto nacional de Meteorologia (Inmet), havia condições para a ocorrência de neve (fraca) em pelo menos 34 municípios do Sul e Sudoeste paranaense. É uma possibilidade, não que vá nevar. Nesta terça-feira, nevou moderamente em Urupema, na serra catarinense.