Assine e navegue sem anúncios [+]
Calendário

Depois de três anos, Athletico volta a usar elenco principal no Paranaense

Lucho González treina com o grupo principal
Lucho González treina com o grupo principal (Foto: Divulgação/Athletico.com.br/Cahuê Miranda)

O Athletico Paranaense informou nessa segunda-feira (dia 27) que vai usar o elenco principal, comandado pelo técnico Dorival Júnior, na partida contra o Paraná Clube, no próximo domingo (2), às 18 horas, na Arena da Baixada, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense.

Na quinta-feira, contra o Cianorte, no Albino Turbay, o elenco de aspirantes, do técnico Eduardo Barros, vai representar o Athletico Paranaense.

No entanto, o clube não deu mais informações sobre a programação do elenco principal para 2020. Ou seja, não há confirmação se o time de Dorival Júnior será usado em outras partidas do Paranaense. A tendência é que a competição estadual seja utilizada apenas como preparação para a Libertadores, que começa em março. Em fevereiro, no dia 16, o Athletico pega o Flamengo pela Supercopa do Brasil, em Brasília, no duelo entre os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão de 2019.

Até agora, em 2020, o elenco principal disputou dois amistosos Argentina — contra Racing e Boca Juniors, dentro do chamado Torneio de Verão — e um jogo-treino contra o Grêmio.

HISTÓRIA
Desde 2017, quando era comandado pelo técnico Paulo Autuori, o Athletico não usava o elenco principal no Campeonato Paranaense. Naquele ano, o time terminou como vice-campeão. Perdeu o jogo de ida da final, na Arena, por 3 a 0 para o Coritiba, do então técnico Pachequinho. Na volta, no Couto Pereira, houve empate em 0 a 0.

A última vez que foi campeão com o time principal foi em 2016, também com Paulo Autuori, vencendo o Coritiba nas duas partidas da final: 3 a 0 e 2 a 0, com gols de Thiago Heleno, Ewandro (2), Hernani e Walter.

RETROSPECTO DO TIME B
O Athletico Paranaense começou a desenvolver a ideia de time de aspirantes em 2005. Naquela ano, a equipe principal, do técnico Casemiro Mior, manteve a Libertadores como prioridade. Com isso, a equipe B, de Lio Evaristo, disputou cinco rodadas do Paranaense — foram três vitórias, um empate e uma derrota (67% de aproveitamento dos pontos).

Em 2007, com o técnico Ivo Secchi, o time B somou três vitórias, dois empates e três derrotas – 46% dos pontos. Na época, a equipe principal era comandada por Vadão.

Tanto em 2005 como em 2007, a equipe alternativa foi usada apenas em parte da competição. A primeira vez que o Athletico usou o time B em todo o Paranaense foi em 2013. Sob o comando do técnico Arthur Bernardes, a equipe sub-23 foi vice-campeã com 11 vitórias, oito empates e cinco derrotas – 57% de aproveitamento.

Em 2014, novamente o time B disputou 100% do Paranaense, dessa vez sob o comando do técnico Petkovic. A equipe caiu na semifinal, eliminada pelo Londrina, terminando com seis vitórias, três empates e seis derrotas — 47% de aproveitamento.

Em 2015, o time B do técnico Marcelo Vilhena foi usado nas cinco primeiras rodadas. Em seguida, entrou a equipe principal, do técnico Claudinei Oliveira. Ele acabou demitido após a 9ª rodada. Enderson Moreira assumiu e teve que disputar o Torneio da Morte da competição, já que a equipe terminou em 9º lugar a primeira fase. O treinador também não durou muito e Milton Mendes chegou para as rodadas finais.

Em 2016 e 2017, Paulo Autuori usou a equipe principal na maioria dos jogos. O time B só foi usado em partidas específicas.

Em 2018, o técnico Tiago Nunes foi campeão paranaense com o time de aspirantes do Athletico. O regulamento previa um limite de 30 jogadores inscritos por equipe, o que dificultava a utilização de dois elencos diferentes na competição. Essa regra foi mantida para 2019, mas retirada para 2020.

Em 2019, foi a fez de Rafael Guanaes comandar os aspirantes e conquistar o título estadual usando apenas aspirantes em todas as rodadas.

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK