Franklin de Freitas – Novidade neste ano

O Natal de 2017 teve como uma das suas principais atrações a passagem da Maria Fumaça Iluminada para as festas de fim de ano por bairros de Curitiba e algumas cidades vizinhas. A atração virou sensação e, por onde passava atraia dezenas, às vezes centenas de pessoas às margens da linha de trem.
Neste ano, a Maria Fumaça volta a circular durante o Natal. A novidade é que, neste ano, além de iluminar oito cidades de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, o projeto “Rumo ao Natal” traz também um espetáculo teatral inédito e gratuito para as comunidades vizinhas da ferrovia.
As doze apresentações acontecem a partir de amanhã e prometem emocionar os espectadores de Curitiba, Pinhais, Almirante Tamandaré, Piraquara, Lapa, Paranaguá, Alexandra e Morretes. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
“A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron. Além do teatro, a locomotiva Mogul 11, irá circular iluminada pela primeira vez. 
“Depois do sucesso do ano passado, quando ela apenas circulou iluminada, tivemos a ideia de agregar mais à ação e assim desenvolvemos o teatro”, conta o produtor da Remix Promo, Conrado da Luz.
Veja mais sobre o Natal de Curitiba no Bem Paraná.

Veja a agenda do dia do Natal de Curitiba
Hoje tem muita música na programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Um concerto da Camerata Antiqua na Igreja São Braz e a apresentação do Coral Allegro, em Santa Felicidade, estreiam na temporada natalina da capital.  A programação começa, às 14 horas, com a Cantata de Natal da Banda da Polícia Militar do Paraná na Rua da Cidadania do Boa Vista. 
A partir das 18 horas, o Papai Noel faz seu segundo passeio de carro antigo pela Rua XV de Novembro. O desfile começa na Rua Presidente Faria (a partir da Associação Comercial do Paraná) e irá terminar na Feira Especial de Natal na Praça Osório. Na Igreja do Bom Jesus, a partir das 19h30, ocorre o segundo dia do Concerto Beneficente Natalino de Órgão. 
As duas estreias de hoje estão programadas para às 20 horas. Na Igreja do São Brás, a Orquestra e o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba irão mostrar um repertório da música erudita composto por obras clássicas de compositores brasileiros e estrangeiros. Em Santa Felicidade, o Coral Allegro, formado por 15 moradores do bairro, irá emocionar o público presente, na Florybal Chocolates, com seu repertório de canções de várias etnias, em especial, a italiana.
Às 20 horas, na Paróquia Santa Edwiges, no Caiuá, ocorre a última participação na programação da capital da Orquestra de Sopro do Piamarta, de Fortaleza (CE). A segunda apresentação da semana do Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização fecha a programação do dia. Com participação de 15 atores, o espetáculo começa, às 20h30, no Largo da Ordem.
Os eventos fazem parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense.