Iluminada

Depois do sucesso de 2017, espetáculo da Maria Fumaça fica maior em 2018     

Novidade neste ano, as apresenta\u00e7\u00f5es teatrais come\u00e7am amanh\u00e3
Novidade neste ano, as apresenta\u00e7\u00f5es teatrais come\u00e7am amanh\u00e3 (Foto: Franklin de Freitas)

O Natal de 2017 teve como uma das suas principais atrações a passagem da Maria Fumaça Iluminada para as festas de fim de ano por bairros de Curitiba e algumas cidades vizinhas. A atração virou sensação e, por onde passava atraia dezenas, às vezes centenas de pessoas às margens da linha de trem.
Neste ano, a Maria Fumaça volta a circular durante o Natal. A novidade é que, neste ano, além de iluminar oito cidades de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, o projeto “Rumo ao Natal” traz também um espetáculo teatral inédito e gratuito para as comunidades vizinhas da ferrovia.
As doze apresentações acontecem a partir de amanhã e prometem emocionar os espectadores de Curitiba, Pinhais, Almirante Tamandaré, Piraquara, Lapa, Paranaguá, Alexandra e Morretes. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
“A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron. Além do teatro, a locomotiva Mogul 11, irá circular iluminada pela primeira vez. 
“Depois do sucesso do ano passado, quando ela apenas circulou iluminada, tivemos a ideia de agregar mais à ação e assim desenvolvemos o teatro”, conta o produtor da Remix Promo, Conrado da Luz.
Veja mais sobre o Natal de Curitiba no Bem Paraná.

Veja a agenda do dia do Natal de Curitiba
Hoje tem muita música na programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais. Um concerto da Camerata Antiqua na Igreja São Braz e a apresentação do Coral Allegro, em Santa Felicidade, estreiam na temporada natalina da capital.  A programação começa, às 14 horas, com a Cantata de Natal da Banda da Polícia Militar do Paraná na Rua da Cidadania do Boa Vista. 
A partir das 18 horas, o Papai Noel faz seu segundo passeio de carro antigo pela Rua XV de Novembro. O desfile começa na Rua Presidente Faria (a partir da Associação Comercial do Paraná) e irá terminar na Feira Especial de Natal na Praça Osório. Na Igreja do Bom Jesus, a partir das 19h30, ocorre o segundo dia do Concerto Beneficente Natalino de Órgão. 
As duas estreias de hoje estão programadas para às 20 horas. Na Igreja do São Brás, a Orquestra e o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba irão mostrar um repertório da música erudita composto por obras clássicas de compositores brasileiros e estrangeiros. Em Santa Felicidade, o Coral Allegro, formado por 15 moradores do bairro, irá emocionar o público presente, na Florybal Chocolates, com seu repertório de canções de várias etnias, em especial, a italiana.
Às 20 horas, na Paróquia Santa Edwiges, no Caiuá, ocorre a última participação na programação da capital da Orquestra de Sopro do Piamarta, de Fortaleza (CE). A segunda apresentação da semana do Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização fecha a programação do dia. Com participação de 15 atores, o espetáculo começa, às 20h30, no Largo da Ordem.
Os eventos fazem parte da programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense.