Reprodução/Inmet

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) alerta sobre a formação de uma Depressão Subtropical em alto-mar, desde as 3 horas desta quinta-feira (23), com centro a 250 km a Sudeste de Macaé (RJ) e deslocamento para Sul. A depressão subtropical é um estágio que antecede um ciclone subtropical.

São esperadas condições adversas de mar e vento no litoral brasileiro entre as cidades de Laguna (SC) e Santos (SP) e, também, entre as cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Ilhéus (BA), além de grandes acumulados de chuva sobre o litoral e sobre a área marítima de atuação do fenômeno.

Até o momento, a intensidade máxima dos ventos observados é de 55 km/h (30 nós). Caso a intensidade dos ventos observados alcance ou supere 63 km/h (34 nós), o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical “Kurumí”, expressão em tupiguarani que significa “menino”.

A nomenclatura será oficialmente estabelecida por meio de Aviso Especial publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima nº 19, disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes.

As informações contam ainda com a colaboração do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).

São esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 87 km/h (47 nós) em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), até o dia 25. Também são esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 61 km/h (33 nós), em alto-mar, no estado da Bahia, entre as cidades de Caravelas (BA) e Ilhéus (BA), até o dia 25.

Mais ao Sul, são esperados ventos com direção Sudeste a Leste e intensidade de até 61 km/h (33 nós), em alto-mar, entre o estado de Santa Catarina, ao Norte de Laguna (SC) e o estado de São Paulo, ao Sul de Santos (SP), até o dia 24 pela manhã. 

Os ventos poderão provocar agitação marítima resultando em ondas de direção de Nordeste a Norte e altura entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), até o dia 25. Também é esperada agitação marítima resultando em ondas de direção de Sudeste a Leste e altura entre 3,0 e 3,5 metros em alto-mar, entre o estado de Santa Catarina, ao Norte de Laguna (SC) e o estado de São Paulo, ao Sul de Santos (SP).

Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de Sudeste a Leste e altura de até 2,5 metros, entre as cidades de Tramandaí (RS) e Santos (SP), até o dia 24 à noite.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. A Marinha do Brasil, o INMET, o CPTEC/INPE e o CIMAER/FAB acompanharão a formação e a atuação deste sistema nos
próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm/, http://www.inmet.gov.br/portal/, https://www.cptec.inpe.br/ e https://www.redemet.aer.mil.br/ ou pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”. As informações também podem ser acessadas por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android, quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.