Caximba

Deputado denuncia prefeitura de Curitiba por violação dos direitos humanos em despejo

Segundo denúncia, projeto de desalojamento e modificação do bairro proposto pelo prefeito Rafael Greca não foi debatido e apresentado aos moradores da Caximba
Segundo denúncia, projeto de desalojamento e modificação do bairro proposto pelo prefeito Rafael Greca não foi debatido e apresentado aos moradores da Caximba (Foto: divulgação)

O deputado estadual Goura (PDT) denunciou a Prefeitura de Curitiba ao diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (ADF) Brasil e Cone Sul, Philippe Orliange, por violações aos direitos humanos cometidas no Bairro Caximba no dia 15 de abril de 2021. Segundo a denúncia, na ocasião, a prefeitura ordenou a destruição de 11 moradias desalojando 11 famílias em um dos piores momentos da pandemia no país. O local conta com projeto financiado pela AFD Brasil e Cone Sul.

De acordo com o parlamentar, um documento produzido pela “Move Vidas”, Associação de Moradoras e Moradores do Bairro Caximba e representantes do escritório de advocacia “Bentivenha Advocacia Social”, com suporte do Mandato Goura, descrevendo detalhadamente os fatos, foi anexado à denúncia encaminhada à Agência ontem.

Leia mais no blog Política em Debate