Arquivo Bem Paraná

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – No primeiro dia da nova legislatura da Câmara, nesta sexta-feira (1º), será apresentado um requerimento para a abertura de uma CPI das Barragens, após a tragédia em Brumadinho (MG).

O deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR) já preparou o documento, e deve começar a coletar assinaturas ainda na sexta. Ele precisa da adesão de um terço dos 513 deputados. A proposta é apoiada pela bancada do PDT na Câmara.

O objetivo, segundo ele, é investigar o antes e o depois do acidente, em especial o processo de licenciamento e o marco regulatório de barragens pelo país, cobrando soluções das empresas, do governo federal e das agências reguladoras.

“O Congresso não pode silenciar diante do que aconteceu”, afirmou Fruet. “A CPI é o instrumento mais forte que a Câmara tem. Vai botar pressão, mobilizar, dar visibilidade ao tema.”

Para ele, a despeito da operação da PF e das promotorias que prendeu funcionários da Vale e engenheiros responsáveis pela barragem, nesta terça (29), a investigação no Congresso é “uma frente necessária”.

Nesta segunda, Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, Gleisi Hoffmann e outros deputados petistas visitaram Brumadinho e disseram que vão instaurar uma CPI, envolvendo o Senado e a Câmara dos Deputados, sobre as mineradoras.