Reprodução – Arthur do Val

“São fáceis, porque elas são pobres”, “Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, “policiais deusas”, foram algumas das frases em áudio atribuídas ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) sobre as refugiadas de guerra na Ucrânia. As falas machistas em áudio caíram na rede nesta sexta-feira (4).

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz um dos áudios. Arthur do Val também é conhecido como ‘Mamãe Falei’, por causa de seu canal no Youtube. Ele havia viajado à Ucrânia junto com Renan Santos, um dos dirigentes do Movimento Brasil Live (MBL). Oficialmente, a ideia era fazer reportagens sobre a invasão na Ucrânia, feita pela Rússia. a volta dele estava programada para esta sexta-feira (4).

Outro áudio diz: “Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

Outro áudio diz: “Eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias. Duas casinhas em cada país. Mano, eu juro para você eu contei: são 12 policiais deusas. Mas deusas que você casa e faz tudo que ela quiser. Assim, eu estou mal. Eu não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram ‘minas’ que você, ‘mano’, nem sei te dizer, se ela cag* , você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar vou voltar para cá.”

Repercussão

Em nota nas redes sociais, o ex-juiz e presidenciável Sergio Moro (Podemos) afirmou que rompeu com o deputado, que é do mesmo partido. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente”, disse ele. “As declarações são incompatíveis com qualquer homem público. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos – tanto no campo público quanto na vida privada. Jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime. Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial”. 

Arthur do Val havia se filiado ao Podemos em janeiro, após ter deixado o Patriota, e cogitava a ideia de disputar o governo de São Paulo.