A Prefeitura de Curitiba e as administrações regionais preparam uma semana inteira para comemorar a Independência do Brasil, que neste ano completa 196 anos. De esta sexta-feira (31) até o dia 7 de setembro, todos os dias algum ato deve movimetar a cidade. No Boqueirão, a celebração começa hoje na própria Rua da Cidadania do Carmo. Haverá um desfile e incorporação da bandeira, apresentação de fanfarras e Guarda Mirim das escolas da região. As mesmas atividades serão feitas na Regional Portão/Fazendinha, que também contará com desfiles cívicos e apresentações de fanfarras.

No domingo, a Regional Pinheirinho vai promover o XIX Desfile Cívico da Rua da Cidadania. O tema deste ano é “Empreendedorismo Social: Transformando Vidas”. Militares da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, do Pinheirinho, também vão desfilar em homenagem à pátria.

Na segunda-feira será a vez das comemorações no Cajuru e na Cidade Industrial de Curitiba. Na CIC, a rua da cidadania recebe escolas e a Banda Lyra fazendo a abertura das comemorações. A Regional Boa Vista vai fazer os festejos da Independência na terça-feira.  Escolas vão participar do desfile cívico. 

Para encerrar as comemorações da Semana da Pátria, Santa Felicidade e Bairro Novo organizam seus atos cívicos em suas respectivas ruas da cidadania na quarta-feira, e a Regional Tatuquara vai celebrar na quinta-feira. Também haverá a presença de escolas da região, fanfarras e autoridades locais.
Na sexta-feira, dia 7 de setembro, acontece o grande desfile cívico-militar no centro de Curitiba, com a participação das forças de segurança do governo do Estado, Exército, Aeronáutica, PRF, escolas e associações da Capital. Veja a programação completa no bemparaná.com.br.