O Departamento de Trânsito do Paraná (Detra-PR), realiza na quinta-feira (19), em Curitiba, o leilão de 11.139 veículos totalizando 4.822,17 toneladas de materiais ferrosos para reciclagem, baixados no Registro Nacional de Veículos Automotores Renavam), não podendo ser registrados ou licenciados, sendo absolutamente proibida a sua circulação em via pública, bem como a comercialização de peças ou partes metálicas, destinando-se exclusivamente para reciclagem.

Poderão participar deste leilão pessoas jurídicas que operem no ramo de siderurgia, de fundição ou de reciclagem, nos termos exigidos pela legislação vigente, para aquisição de sucatas e material inservível, cujo objeto social seja compatível com o objeto da licitação e que atenda todas as exigências estabelecidas no edital de Leilão e seus anexos nº 014/2019, as quais deverão apresentar os documentos descriminados.

Ao longo deste fim de ano o Detran realiza leilões a fim de desocupar parte de seus pátios dem todo o Estado e também de outras instituições estaduais. No final de novembro, o leilão de 1.883 veículos inservíveis em parceira com a Polícia civil esvaziou os pátios da polícia de São José dos Pinhais e de Ponta Grossa, abrindo vagas para outros automóveis apreendidos serem guardados.

A remoção dos veículos inservíveis dos pátios traz diversos benefícios, sendo um deles para a saúde pública da população residente no entorno. Além disso, os leilões permitem que o Detran recupere valores devidos. Em um único leilão realizado no dia 7 de novembro o Detran conseguiu R$ 620 mil de um lote de mil veículos.