Publicidade
Contra doenças

Dia 5 de maio é o Dia Mundial da Higienização das Mãos

(Foto: Divulgação SESA)

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 5 de maio como o “Dia Mundial de Higienização das Mãos”, uma forma de chamar a atenção para a importância dessa forma de higiene tão eficaz. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o hábito pode reduzir o número de mortes relacionadas a diarreia em mais de 40% e os casos de doenças respiratórias agudas em 25%.

Segundo o especialista em bacteriologia do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas de Curitiba, Marcos Kozlowski, lavar a mão reduz o risco de contágio de doenças como hepatite B, meningite, diarreia e resfriados. “É importante lavar as mãos de forma correta, com água limpa e sabonete. Esfregar a palma e o dorso das mãos e também entre os dedos, por pelo menos 15 segundos”, explica.

É necessário lavar as mãos sempre que estiverem visivelmente sujas, pegar no dinheiro, antes de comer, depois de mexer com animais, usar o banheiro, usar o transporte público e antes de mexer em bebês. “O álcool 70 pode ser usado para limpeza das mãos, ele tem propriedades microbicidas eficazes para eliminar os germes mais frequentes que causam infecções, e pode substituir a lavagem com água e sabão”, completa Kozlowski.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES