Pelo menos quatro praças de Curitiba receberão manifestações nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra. A primeira manifestação já aconteceu, inclusive. Foi na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho.

Ao longo do dia, haverá ainda protestos na Praça Rui Barbosa, na Boca Maldita e na Praça Santos Andrade. Os manifestantes apoiam o feriado do Dia da Consciência Negra, aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2012, mas derrubado liminarmente pela Justiça há algumas semanas.

Boicote

Além das manifestações em praças públicas, entidades do movimento negro propõe um boicote ao comércio por conta da ação movida pelaAssociação Comercial (ACP), que acabou derrubando o feriado sob a alegação de prejuízos.

“Em protesto contra a decisão do TJ PR, que subserviente a Associação Comercial do Paraná, cancelou o feriado de 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, não vamos gastar nem R$ 0,20 centavos no comércio local de Curitiba”, diz o texto que chama para o evento. 

Veja página no Facebook

Confira a programação 

9 horas – ato público na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho
12 horas – ato público e panfletagem na Praça Rui Barbosa
13 horas – ato público na Boca Maldita
18 horas – Participação na marcha em defesa do feriado de 20 de novembro. Concentração às 18 horas na Praça Santos Andrade