Franklin de Freitas – Comércio em Curitiba: otimismo com o Dia das Crianças

O Dia das Crianças teve aumento real nas vendas em Curitiba para a data e acabou se tornando a melhor data em vendas para o comércio da cidade neste ano. As vendas no Dia das Crianças superaram datas tradicionais de boas vendas, como a Páscoa, o Dia dos Namorados e o Dia das Mães – que normalmente só perde para o Natal. É o que diz uma pesquisa exclusiva para a Associação Comercial do Paraná, realizada pela Datacenso e divulgada nesta sexta-feira (18).

A pesquisa ACP/Datacenso foi realizada entre os dias 14 e 15 de outubro com 400 entrevistados, sendo 200 comerciantes e 200 consumidores, com grau de confiança de 95%.

No geral, a pesquisa indicou que Curitiba registrou neste Dia das Crianças um crescimento real de 1% nas vendas, em relação ao ano passado. Ao todo, 37% dos comerciantes curitibanos venderam mais no Dia das Crianças de 2019 que na mesma data em 2018. Além disso, 36% venderam igual e 27% venderam menos.

Segundo Cláudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, o aumento nas vendas se deu pela queda da inflação e a liberação do Fundo de Garantia (FGTS) por parte do Governo Federal. “Este resultado se deu principalmente pelos consumidores que estão mais confiantes com o desempenho da economia, que teve queda da inflação e liberação do FGTS”, disse ele. Os números das vendas do Dia das Crianças de 2019 se tornam mais expressivos levando-se em conta que em 2018 houve uma redução das vendas de 5,6% em relação ao ano anterior.

A pesquisa ACP/Datacenso quis saber qual o grau de confiança de comerciantes e consumidores para os próximos meses em relação à economia. Entre os lojistas, 72% estão esperançosos com a economia nacional para os próximos meses, mas a cautela ainda é forte. Apesar do alto grau de confiança, apenas 23% dos lojistas pretendem fazer investimentos em seus comércios nos próximos meses.

Já entre os consumidores, o grau de confiança é um pouco menor. 55% estão esperançosos em relação à economia nos próximos meses, mas este índice vem crescendo bastante ao longo do ano. Em julho, apenas 26% dos consumidores estavam esperançosos em relação à economia.

Ainda em relação ao Dia das Crianças, os brinquedos lideram os produtos comprados em 2019 com 78% do total. Mas este número foi de 93% em 2018. Já a compra de livros cresceu de 9% para 13% de 2018 para 2019. Neste item a soma dá mais de 100% porque há compra de mais de um produto. Em relação ao local de compra dos produtos, os shopping centers lideram com 44%, mas as lojas de rua vêm logo depois com 43% e as compras pela internet chegam a 22% do total. Este item também soma mais de 100% porque há compras em mais de um local. O valor da compra para a data cresceu. O valor gasto em 2019 foi de R$ 135,00, enquanto em 2018 foi de R$ 123,00. O crescimento chega a 10% do valor do ano passado para o atual.