Divulgação/TV Globo – Oswaldo Louzada

Dentre as datas comemorativas, uma das menos conhecidas é o Dia dos Avós, celebrada nesta quinta (26). Curiosamente, essa data é considerada o dia de São Joaquim e de Santa Ana, pais de Maria Nazaré e avós de Jesus. Ou seja, tem um cunho religioso por trás.

Apesar da ideia geral de que os avós possuem a "missão" de estragar os netos, nem sempre é assim. Muitos deles assumem o papel da figura paterna e materna, e a exercem com grande autonomia e sabedoria.

Para homenageá-los e celebrarmos a data, escolhemos aqueles avôs e avós mais icônicos do cinema e da televisão. Nem todos necessariamente bons, como podemos observar abaixo, mas nem por isso, menos importantes. Confira!

 

Vito Corleone, de O Poderoso Chefão

Rígido e temido por metade do elenco e dos espectadores do filme, o patriarca vivido por Marlon Brando, apesar do seu código de conduta, tinha escondido em si um grande senso de humanidade e demonstrava isso através do amor pelos seus. Uma das cenas mais impactantes da obra é quando Don Corleone morre, durante uma brincadeira com um de seus netos, em uma cena poética.

Dona Benta, de Sítio do Pica-Pau Amarelo

Sidnéia Rossi, Suzy Arruda, Leonor Lambertini, Zilka Salaberry, Nicette Bruno e Suely Franco interpretaram, em diferentes momentos, a icônica figura de Dona Benta, criada por Monteiro Lobato, que veio a se tornar a vovó mais famosa do Brasil. Todas as atrizes ficaram marcadas pelo papel, mas a fase de maior sucesso da personagem foi, indiscutivelmente, a vivida por Zilka. Benta incorporava a clássica figura da avó: sábia, prestativa e sempre disposta a acariciar e defender os seus netos.

Darth Vader, de Star Wars

Disparado, o avô mais famoso da história do cinema. E o ditado "quem sai aos seus não degenera" se aplica ao legado deixado pelo "dócil" e amável " Vader: seu neto Ben (vivido por Kylo Ren) mostrou que puxou exatamente o sangue e o caráter do "querido vovô".

Vovó Mafalda

Quem tem de 30 anos pra cima lembra bem dessa avó, interpretada pelo ator Valentino Guzzo. Integrante do programa do Bozo, apresentou várias atrações clássicas como Sessão Desenho e Dó Re Mi. Recomendação: no vídeo, o hit Tumbalacatumba, da genial personagem.

Edwin Hoover, de Pequena Miss Sunshine

Patriarca de uma das famílias mais problemáticas (e encantadoras) do cinema, Edwin foi o grande responsável pela coreografia realizada pela neta no vídeo acima, o que já o coloca no panteão dos avôs menos caretas. Alan Arkin venceu o Oscar de ator coadjuvante pelo papel.

Abe Simpson, de Os Simpsons

Pai de Homer Simpson e avô de Bart. Precisa dizer mais alguma coisa? 

Vovózinha, de Piu-Piu e Frajola

O verdadeiro terror de Frajola e principal obstáculo nas suas tentativas de devorar o Piu-Piu. 

Rick Sanchez, de Rick & Morty

Cientista lunático, alcóolatra e insensível, chegou ao cúmulo de usar o próprio neto em seus experimentos. Mas o senso de humor e as loucuras do personagem conquistaram os espectadores.

Vovó Zilda, de Família Dinossauros

Rabugenta e mal-humorada, não poupava o genro Dino de suas tiradas ácidas. Por consequência, o restante da família também era alvo do seu peculiar humor.

Flora e Leopoldo, da novela Mulheres Apaixonadas

Vividos pelos saudosos Carmem Silva e Oswaldo Louzada, eram os avós da intragável Dóris (Regiane Alves), a vilãzinha mimada da novela de Manoel Carlos. O preconceito aos idosos abordado na novela serviu para agilizar, no Senado Federal, a aprovação do Estatuto do Idoso.

Vovó Preguiça, de A Era do Gelo

Caduca, rabugenta e pirada, apareceu no quarto filme da saga, e se tornou uma das personagens mais populares.

Vovô Joe, de A Fantástica Fábrica de Chocolate

Ao ajudar o seu neto Charlie a conhecer a fábrica de chocolates do excêntrico Willy Wonka, Joe incorporou, com maestria, o aspecto clássico da figura: aquele que sempre está ao lado dos netos, para o momento em que precisarem.