Com 25 votos favoráveis, os vereadores de Curitiba aprovaram, nesta terça-feira, que a data de 4 de outubro seja identificada, no calendário oficial da cidade, como Dia Municipal dos Direitos Animais. Os parlamentares debateram a matéria, de iniciativa do vereador Professor Galdino (PSDB), por quase uma hora dentro da sessão plenária (005.00072.2013).

Ao pedir o apoio dos parlamentares à iniciativa, Galdino disse que a humanidade caminha do antropocentrismo ao biocentrismo, com o homem deixando de ser o centro das atenções em prol de um respeito maior à vida como um todo. Desde que me tornei vereador, já destinei R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para a Defesa Animal, discursou o vereador.

O animal sofre o que nós sofremos. Tem fome, sede, stress, mas não consegue falar. O Dia dos Direitos Animais não será uma mera data, pois será uma oportunidade de conscientização, afirmou Galdino. Ele citou ações de proteção realizadas em Curitiba após a entrada em vigor da lei municipal 13.908/2011, que combate os maus-tratos a bichos. Já foram estourados mais de 100 cativeiros, relatou.