Franklin de Freitas

Enquanto os comerciantes de lojas de rua prevêem queda de vendas no dia dos Pais, o comércio online está otimista com a data e estimando alta nos negócios. Tudo por conta da pandemia de Covid-19 que tem forçado o isolamento. Levantamentos da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) revelam também que quem pretende comprar nas lojas fisicas prevê gastar menos que os consumidores dos site. 

Com a pandemia, as vendas online para Dia dos Pais devem crescer 23% neste ano, segundo a projeção da ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico). A mesma sondagem afirma que os consumdiores devem gastar, em média, R$ 373 com presente, totalizando R$ 3,15 bi de faturamento para o setor. No início do ano, a expectativa de crescimento era de 18%, mas o valor foi ajustado devido às medidas de isolamento social impostas para conter a transmissão do coronavírus. Os 23% podem ser ainda maiores, já que a projeção considerava que o comércio estaria com menos restrições do que a situação atual.

Comerciantes consultados pela Associação Comercial do Paraná (ACP) estimam uma queda de pelo menos 20% nas vendas para o Dia dos Pais este ano em relação à mesma data do ano passado, números que indicam o forte impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavirus. Em 2019, quando a economia dava sinais de recuperação, empresários estimavam, na pesquisa prévia, aumento de 1% nas vendas. A ACP também consultou consumidores sobre suas intenções de compra na data. Entre os homens, os consultados apontaram que o valor médio dos presentes deve ser de R$ 200,00, sendo roupas, eletrônicos e calçados os presentes preferidos. Já as mulheres apontaram um valor médio de compra bem inferior: de R$ 50,00 a R$ 100,00. Os presentes preferidos serão, roupas, calçados e perfumes. A ACP consultou 410 pessoas, sendo 313 consumidores e 97 lojistas.