Publicidade
Doçura

Dia Mundial do Chocolate: Curitiba abriga a maior fábrica de chocolates do mundo da Mondelez

(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

Nesta terça-feira (07), é celebrada a data mais doce do ano, o dia Mundial do Chocolate. Em Curitiba, está localizada a maior fábrica de chocolates do mundo da Mondelez Brasil, detentora de marcas conhecidas pelos paranaenses como Lacta, Bis, Oreo, 5star e outras.

Além de ser a maior planta da empresa, essa unidade é a única que fabrica o chocolate de diversas tecnologias distintas e exporta para outros países. Instalada em Curitiba desde 2000, o local coleciona curiosidades. “Conversando sempre com os funcionários, nós percebemos que as pessoas têm no seu imaginário a Fantástica Fábrica de Chocolates, em que em todos os locais saem o produto”, comentou Cibele Souza, gerente sênior de manufatura da Mondelez Brasil.

Todos os funcionários tem acesso aos produtos diariamente. Desde as salas de reuniões até os refeitórios são oferecidos chocolates da marca, mas esses devem ser consumidos apenas dentro do ambiente de trabalho. “Os colaboradores têm acesso aos produtos, mas não podem levá-los para fora da fábrica, pois além dos produtos que os consumidores encontram nas lojas, aqui também temos os que são exportados, ou estão em fase de testes de sabores. Assim, mantemos os nossos padrões de segurança dos alimentos. O mais legal é que algumas vezes temos a oportunidade de experimentar produtos que são vendidos só fora do país”, destacou Cibele.

As receitas dos produtos também são mantidas de forma sigilosa. O acesso ao interior da fábrica é limitado e ainda mais restrito em locais em que são produzidas as formulas exclusivas da Mondelez Brasil. Muitas delas são produzidas e testadas aqui em Curitiba. Dentro da unidade, funciona o Techcenter, local em que são realizados alguns experimentos de receitas exclusivas, inovações, controle de qualidade entre outras atividades. Esse é também um espaço exclusivo da fábrica de Curitiba, diferente das demais instaladas no Brasil.

Além do chocolate em si, outros produtos que carregam o insumo e são tão deliciosos quanto, como wafer, tabletes (puros, aerados e com agregados deliciosos), extrusados também são produzidos na fábrica. “São raras as empresas que tem toda esta diversidade em uma mesma operação! Adicionalmente, nós produzimos nossas próprias massas de chocolates, onde recebemos o líquor do cacau e fazemos um tratamento super importante”, explica Cibele.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES