Reprodução/AN-PR

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove mais uma ação de cidadania junto à população nesta terça-feira (30), em alusão a duas importantes datas: o Dia Nacional da Mulher (30 de abril) e o Dia do Trabalho (1º de maio).

Desta vez o Sejuf no Bairro será na Praça Enoch Ramos Araújo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Luz, com atendimentos e serviços gratuitos para os cidadãos. 

Haverá cadastro e encaminhamento para empregos no ônibus da Agência do Trabalhador; orientações sobre microcrédito e empreendedorismo; orientação psicossocial, jurídica e sobre a saúde para mulheres no Ônibus Lilás da Secretaria; orientações para as mães, pela Pastoral da Criança; promoção dos direitos da pessoa idosa; informações sobre o Passe Livre; medição de pressão e dicas de saúde, dentre outras atividades.

Para quem tem interesse em fazer cadastro na Agência do Trabalhador é fundamental levar a Carteira de Trabalho.

Farão parte da ação o Departamento do Trabalho e Geração de Renda; Departamento das Garantias dos Direitos da Mulher; Departamento das Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Idoso; Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência e Acessibilidade; Departamento dos Direitos Humanos e Cidadania; Coordenação da Juventude; Procon; Força-Tarefa Infância Segura e Sanepar.

DIA NACIONAL DA MULHER – A data foi instituída oficialmente em 1980 pela lei nº 6.791. Dia 30 de junho o aniversário de nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira que liderou o movimento feminista no Brasil e que colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

Ela também foi a fundadora do Movimento Bandeirante, cujo principal objetivo era promover a inserção da mulher na sociedade em áreas diversas. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos.

DIA DO TRABALHO – A data é comemorada internacionalmente e teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários organizaram uma paralisação que se espalhou pelos EUA.