Casa

Dicas Consul: forno elétrico ou a gás? Qual é o melhor? Veja como escolher

(Foto: Divulgação Consul)

Marca, que presenteou participantes de reality show com o eletrodoméstico, lista curiosidades sobre um produto bem pensado para a cozinha

Nas últimas semanas, o Big Brother Brasil teve momentos emocionantes durante os almoços do anjo, proporcionados pela Consul - marca de eletrodomésticos mais presente nos lares brasileiros. Além de receberem mensagens de suas famílias e receitas deliciosas que costumam comer em casa, os brothers também garantiram produtos da marca para suas cozinhas, dentre eles o forno elétrico de embutir com timer autodesligamento -- que, ao final do tempo programado, desliga sozinho.

Mas você sabe as vantagens de se ter esse produto em casa? Separamos algumas dicas para que você faça uma escolha bem pensada para sua cozinha:

Como escolher o melhor forno para a cozinha?

Existem dois tipos de fornos de embutir: a gás e elétrico, e na sua cozinha você pode optar por ter um modelo de cada ou apenas um, a depender do seu gosto e suas necessidades, assim como a sua forma de instalação.

Os fornos de embutir são uma excelente opção para quem quer otimizar o espaço na cozinha, pois tem a possibilidade de ser instalado num móvel de coluna. Antes de optar por esse produto, é importante verificar se o móvel é bem resistente para aguentar o peso e a temperatura do forno. Ah, neste caso é possível instalar um modelo de cada na coluna -- portanto, um elétrico e outro a gás.

Como realizar a limpeza do produto?

Esqueça os produtos de limpeza: alguns fornos já possuem a tecnologia Cleartec, que faz com que a gordura dos alimentos assados evapore por meio de uma reação química. Isso acontece porque o interior do fogão possui um esmalte interno que que o deixa cheio de pequenos poros. Portanto, quando você começa a assar algo, a gordura do seu assado respinga nesses poros e acaba reagindo com o revestimento. A combinação do ar quente que está circulando dentro do forno e o esmalte deste revestimento faz com que a gordura evapore, impedindo que o interior do produto fique respingado de gordura. Para completar a limpeza, um pano úmido é o suficiente para eliminar qualquer resquício de sujeira que tenha ficado.

Forno de embutir a gás ou elétrico?

A função de ambos é a mesma: assar. Mas cada um tem suas particularidades, dá uma olhada nesse comparativo:

Forno elétrico

Vantagens

Controle exato da temperatura: mais precisão para as suas receitas.

Não precisa de gás: ideal para locais que não têm instalação de gás;

Atinge a temperatura mais rápido: perfeito para quem não quer perder tempo na cozinha.

Desvantagens

Não funciona sem energia elétrica: pode ser ruim para locais com quedas frequentes de energia.

Forno a gás

Vantagens

Funciona sem energia elétrica: como é abastecido apenas por gás, funciona mesmo com queda de energia.

Desvantagens

Conexão de gás: no local precisa ter uma conexão de gás, botijão ou natural.

Maior cuidado com manutenção: o gás exige mais cuidados para evitar vazamentos.

Temperatura do forno: qual a ideal?

Seja você veterano ou novato na cozinha, com certeza alguma vez no meio de um preparo já se deparou com as indicações para usar forno alto, médio, baixo. Mas, afinal, o que isso significa, já que no fogão ou no forno são indicadas apenas as temperaturas? Para você nunca mais solar um bolo ou assar demais a carne, a gente te mostra qual a melhor temperatura do forno para cada tipo de preparo. Ahhh, é importante sempre seguir o tempo indicado nas receitas, mas para você saber se está indo pelo caminho certo, a gente dá algumas dicas.

Níveis de temperatura do forno

Média/Baixa – temperatura 160°C

Essa temperatura é indicada para assados delicados como suspiros, suflês, e alguns preparos com banho-maria como pudins.

Média – temperatura 200°C

Temperatura ideal para bolos, tortas, pães, massas, vegetais, batata assada.

Média/Alta – temperatura 230°C

A temperatura média do forno é indicada para assados grandes, que necessitem de maior temperatura de assamento como carnes, aves e alguns peixes.

Alta – temperatura entre 250°C e 280°C

Indicado para preaquecimento do forno e também para a finalização de preparos. Quando feito de maneira adequada, o preaquecimento contribui para um melhor resultado das receitas.

Gostou? Confira mais dicas práticas de fornos elétricos e outros produtos

Consul no portal http://www.consul.com.br/facilita-consul/.