Confira a última coluna do Curitiba de Graça para o Bem Paraná

Esta é a última semana de funcionamento do portal Curitiba de Graça aos moldes como você conhece: com atualização diária, com um bocado de textos autorais e com variadas colunas. A Expressa Comunicação (mantenedora do veículo) deixa de administrá-lo a partir do dia 5 de setembro para focar no seu principal motivo de existir, a comunicação integrada.

A partir desta data, o portal passará a ser alimentado pela equipe do Tudo de Motos (https://tudodemotos.com.br/), capitaneado pelo Júnior Rodrigues – um parceiro de longa data do Curitiba de Graça e que agora terá essa importante incumbência em seguir com o projeto. O veículo continuará no ar, contudo com notícias mais pontuais. A você, caro leitor, agradecemos e pedimos para continuar acessando: www.curitibadegraca.com.br.

Eu, Kristiane Rothstein, e nossa editora-chefe, Camile Triska, agradecemos ao portal Bem Paraná pelo espaço reservado à nossa coluna nesses mais de dois anos. Foi um tempo prazeroso de dividir dicas culturais e notícias superbacanas. Deixamos aqui um agradecimento especial à Josianne Ritz e ao Ayrton Tarluce, queridos companheiros de jornada na nobre tarefa de bem informar.

Desejamos vida longa e fértil ao Bem Paraná.

Agora, confira as notícias culturais da semana.

Boa leitura. 



Expressões africanas

Crédito: Dico Kremer.


Legenda: Máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais fazem parte da exposição.

 

A partir de amanhã (31/08), o Museu Oscar Niemeyer abre a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, que apresenta um recorte de 1.700 obras da Coleção Ivani e Jorge Yunes, uma das mais significativas coleções de objetos de arte africana do século 20, que foram doadas ao MON.
Máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais fazem parte da exposição, que será montada na sala 4. As obras são de países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique, entre outros.

O horário de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer é das 10h às 18h, de terça a domingo (podendo ser alterado conforme decretos vigentes na cidade). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site www.museuoscarniemeyer.com.br, onde também estão explicados todos os protocolos de prevenção à covid-19 seguidos no espaço. O endereço é Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde são disponibilizadas diversas atividades virtuais. 



Almodóvar 

Crédito: Ruben Ortega/Wikimedia Commons


Legenda: Pedro Almodóvar já ganhou dois Oscares, dois Globos de Ouro, quatro BAFTA e quatro premiações em Cannes.

Um dos cineastas mais aclamados e bem sucedidos do cinema mundial contemporâneo, o espanhol Pedro Almodóvar, completa 72 anos em setembro. Para comemorar, o Sesc Paranavaí promove quatro bate-papos virtuais gratuitos para discutir aspectos da obra e carreira do diretor e roteirista. Os encontros acontecerão em todos os sábados de setembro, sempre das 15h às 18h, pela plataforma Microsoft Teams.

Confira detalhes aqui: https://curitibadegraca.com.br/bate-papos-virtuais-exploram-aspectos-do-cinema-de-pedro-almodovar/ 



Mônica Salmaso no Revele Seu Talento

Crédito: Paulo Rapoport

A cantora paulista fará um pocket show e revelará curiosidades sobre sua carreira.

Tradicional festival de música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Revele Seu Talento chega à sua 19ª edição em 2021. Em razão da pandemia, o evento será realizado em formato totalmente digital nos dias 1° e 2 de setembro, com transmissão gratuita no https://www.youtube.com/user/canalpucpr .

A abertura do XIX Revele Seu Talento está marcada para o dia 1° de setembro, às 20h, com um pocket show da cantora de MPB Mônica Salmaso, que será acompanhada pelo músico Teco Cardoso. Também haverá uma entrevista sobre a carreira e curiosidades da artista. Já a final do Revele Seu Talento ocorre no dia 2 de setembro, a partir das 20h, com transmissão do palco do TUCA, o teatro da PUCPR, e também contará com participação da cantora, que fará parte do júri técnico e se apresentará acompanhada pela Orquestra da Universidade. 



Parceria do Bem

Crédito: Divulgação


A partir de setembro serão ministradas aulas a pessoas que, ao longo da vida, foram vítimas de algum tipo de preconceito e violência.

A partir de setembro, o ator e professor de interpretação Renato Cordeiro, da Academia Cena Hum Multiartes, ministrará aulas de teatro a pessoas que, ao longo da vida, foram vítimas de algum tipo de preconceito e violência. A atividade faz parte da parceria entre o Instituto Cena Hum, do Grupo Empresarial Cena Hum, com o Grupo Dignidade, organização da sociedade civil que atua na área da promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+).

Um dos objetivos da parceria é ajudar a promover um resgate social dessas pessoas. Mais informações pelo www.cenahum.com.br



Alquimia sonora

Crédito: Reprodução/YouTube


Trio é formado pelo pianista londrinense Mateus Gonsales, pelo contrabaixista Thiago Alves e pelo baterista Roger Aleixo.

Com repertório que intercala músicas autorais e clássicos em linguagem jazzística como Carinhoso, de Pixinguinha, e um movimento da sonata Patética, de Beethoven, o pianista londrinense Mateus Gonsales, o contrabaixista Thiago Alves e o baterista Roger Aleixo acabam de lançar “Alquimia”, disco que está disponível nas plataformas digitais e também ganhou um show, que pode ser assistido no https://www.youtube.com/watch?v=PcxoylEY7_g&t=1466s

O improviso é um dos elementos fundamentais do álbum, tanto que nas gravações o grupo se reuniu no palco do Teatro Ouro Verde, em Londrina, para conservar o clima da apresentação ao vivo.