O paranaense Jorge Samek, presidente da usina hidrelétrica Itaipu Binacional durante os oito anos do governo Lula, será mantido no cargo na gestáo de Dilma Rousseff. A confirmação foi feira pela presidente, nesta sexta-feira (4), dia em que ela anunciou vários nomes para o setor de energia.

Os anúncios vieram após um blecaute que deixou diversos estados do Nordeste no escuro, na madrugada de sexta-feira. Segundo a assessoria de Dilma, algumas mudanças estavam em curso, mas foram aceleradas por conta do apagão.

Samek, filiado ao PT, assumiu a Itaipu Binacional em 2003, a convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O convite veio pouco  tempo após Samek ter sido eleito deputado federal pelo Paraná. Depois que Lula deixou o governo, Samek ficou na expectativa de continuar no cargo, mas até esta sexta-feira não havia tido nenhum contato oficial com a presidente Dilma Rousseff nesse sentido.

A presidente Dilma Rousseff decidiu nomear José da Costa Carvalho Neto para a presidência da Eletrobras. Carvalho era presidente-interino da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Para a Eletronorte, foi nomeado José Antônio Muniz, que deixa o comando da Eletrobras. Ele é ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).