
O avanço da Covid-19 em Curitiba pode gerar uma mudança na cor da bandeira, atualmente classificada com amarela – alerta de risco. A possibilidade foi revelada pelo diretor do Centro de Epidemiologia da prefeitura de Curitiba, Alcides Oliveira, em entrevista na tarde desta quinta-feira, 26, no Meio Dia Paraná, da RPC;
“Ao longo de toda esta semana nós estamos monitorando diariamente a entrada de casos, os óbitos, ampliação dos leitos. Todos os nossos indicadores já estão percebendo, aumentou e aumentou muito. Tudo é possível para que a partir de amanhã [sexta-feira (27)] haja uma mudança de bandeira”, disse Olveira .
Curitiba está com 94% das UTIs disponíveis lotadas. Nesta quarta-feira, por exemplo, a cidade contabilizou 12.139 casos ativos, o maior já registrado desde o começo da pandemia de covid-19, o que aponta uma escalada assustadora do vírus.
Ainda nesta semana, o ministério Público do Paraná questionou os critérios para a definição das bandeiras em Curitiba. Segundo a prefeitura, os parâmetros são matemáticos. “A manifestação é legítima, mas temos que ter tranquilidade de entender que nosso mecanismo de cálculo são transparentes, matemáticas, precisas e exatas. não temos receio nenhum em transmitir a cor da bandeira”, ressaltou o diretor.