Lucilia Guimarães/ SMCS – Preparo de alimentação por integrantes Terreiro de Umbanda da Vovó Benta que faz parte do Mesa Solidária

Tudo começa às 13 horas, quando dona Elisabete Marcia Neves, 61 anos, higieniza as hortaliças e coloca nas panelas os ingredientes que vão virar as refeições servidas às 18h30. Três vezes por semana, esta é a rotina da cozinheira do Terreiro de Umbanda Vovó Benta, que prepara com todo carinho os lanches distribuídos gratuitamente pela instituição religiosa no Mesa Solidária do Restaurante Popular do Capanema.  

O local é um dos três pontos de alimentação gratuita do programa da Prefeitura de Curitiba, que também oferece refeições no Restaurante Popular da Matriz e no Centro POP Plínio Tourinho, no Rebouças. Ao todo, 40 entidades participam do Mesa Solidária, entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos sociais, que trabalham diariamente para levar alimento a quem mais precisa em espaços com boas condições de higiene, limpos e confortáveis.

Há sete anos, o Terreiro Vovó Benta desenvolve atividades sociais e já distribuiu milhares de marmitas a famílias de baixa renda, desempregados e moradores de rua. Pelo Mesa Solidária, no qual a instituição ingressou em 2020, são entregues 3 mil refeições por mês às segundas, quartas e sextas.

Além de participar do programa municipal, o Terreiro Vovó Benta também oferece comida às terças e quintas para a comunidade carente que vive próxima à sua sede, no Bairro Alto.

“No início da pandemia, eu nem conseguia dormir, pois não podíamos nos reunir para preparar e entregar comida às pessoas em situação de rua que ajudamos. Mas ao aderir ao Mesa Solidária, tudo mudou, passamos a ter apoio”, conta Lilian Maria Dallastra, dirigente geral do Terreiro de Umbanda Vovó Benta.

Segundo Lilian, o programa da Prefeitura permite que o terreiro faça um trabalho com mais qualidade à população em risco social. A Prefeitura os ajuda também com os hortifrútis das feiras, do Mercado Regional do Cajuru e da Fazenda Urbana.

Muito carinho

Dona Elisabete é cozinheira do Terreiro Vovó Benta há um ano e prepara diariamente 200 marmitas para o Mesa Solidária. Ela não participa diretamente da entrega das refeições, mas sempre colocar nos lanches um tempero especial: o amor.

“Faço comida com muito amor, carinho além de muito bom humor. Sabemos que é fundamental esse sentimento no ato de cozinhar. Quem recebe essa marmita encontra, além de um alimento nutritivo, todo esse sentimento”, afirma a cozinheira.

Na última quinta-feira (15/4), o cardápio preparado por dona Elizabete era arroz, feijão, batatinha, repolho com cenoura e frango.

Em sua sede, o Terreiro Vovó Benta também oferece para a população um espaço com terapias como reflexologia podal (massagem nos pés), cromoterapia, aromaterapia, musicoterapia, florais, reiki e pranaiama (respiração orientada). São tratamentos sem custo, mas quem quiser pode doar um quilo de alimento que será repassado para creches ou para famílias de baixa renda do Bairro Alto.

Um dia com dona Elisabete e os voluntários do Terreiro Vovô Benta no Mesa Solidária

13h – Preparo dos alimentos (higienização, separação e corte)
14h às 16h – cozimento
16h às 17h – montagem das marmitas
17h às 18h – carregamento do veículo e transporte
18h30 – distribuição gratuita das refeições no Restaurante Popular do Capanema

 

O Mesa Solidária foi lançado em 2019 e é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.