Mais uma semana está começando com diversas atrações gratuitas na capital paranaense. As opções vão desde espetáculo teatral sobre migração até passeios de bike noturnos em grupos. E se você tem um carro antigo, ainda pode ir se preparando para fazer parte de um desfile carnavalesco no próximo sábado, 15 de fevereiro.

Agende-se e aproveite para se divertir sem pagar ingressos. Confira algumas dicas e acesse o site do Curitiba de Graça (www.curitibadegraca.com.br) para saber de outros eventos que acontecem pela cidade.


Amanda Vicentini

A atriz suíça radicada no Brasil Edith de Camargo, e o ator brasileiro Eduardo Ramos e o artista refugiado sírio Abed Tokmaji compartilham experiências na peça “Expedição Terra Nova”

Experiências de migração e refúgio compartilhadas

Nesta próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, estreia no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco), a peça “Expedição Terra Nova”, da FALA Companhia de Teatro. O espetáculo convidará o público a embarcar em uma jornada com três artistas que tiveram uma vida fortemente ligada à migração. Eles compartilharão suas sensações análogas àquelas de suas experiências com a migração e o refúgio, desde sonhos e a busca constante de seguir em frente até as frustrações e perdas que os acompanham nesse caminho.

As sessões acontecerão sempre de quinta a domingo, às 20h, até o dia 15 de março. Os ingressos são gratuitos e começarão a ser distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada apresentação. A classificação é 14 anos.


Medicina retratada na arte

Você sabia que a Medicina já teve uma forte relação com as obras de arte? Antes da captação de procedimentos cirúrgicos por meio de imagens e vídeos, a retratação de sintomas e diagnósticos era traduzida, muitas vezes, por meio de quadros e esculturas.
Para apresentar algumas dessas obras, o Espaço Cultural INC (Piso S1 do Pátio Batel – Avenida do Batel, 1868) recebe a exposição “Arte na Medicina”, onde são apresentados trabalhos de artistas como Leonardo da Vinci, Goya, Rembrant, entre outros. Em cada um deles, é explicada a relação da pintura com a prática médica, como por exemplo, do cérebro ao fundo da imagem divina existente na “A Criação de Adão”, de Michelangelo.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.


Divulgação

Influenciador Ton Kohler fala sobre os dilemas e o futuro do homem contemporâneo na palestra “Homens do Amanhã”

Homens do Amanhã

O que é masculinidade tóxica? O que se espera de um homem moderno, além de ser um bom pai, parceiro e profissional antenado? Como lidar com as emoções diante dessas demandas? Esses serão temas da palestra gratuita “Homens do Amanhã”, que acontece nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, com os influenciadores Ton Kohler e Marcos Piagers, na Escola Portfolio (Rua Alberto Folloni, 634 – Juvevê), a partir das 19h30.
É necessário fazer a inscrição antecipada neste link. Os organizadores pedem apenas a doação de 1 Kg de alimento não perecível, que será encaminhado ao Lar Moisés.
A palestra não é apenas para os homens, as mulheres também serão bem-vindas!


Desfile de carros antigos ornamentados

Você tem um carro antigo? Então, que tal fazer parte do 3º Corso Carnavalesco do Clube Elas, que acontece no próximo sábado, dia 15 de fevereiro?

O corso é um desfile carnavalesco de carros que nasceu e se consolidou no início do século passado. Para participar, basta chegar com o carro (que tenha, no mínimo, 30 anos de fabricação) todo ornamentado, além dos ocupantes fantasiados. Pode até levar seu cachorrinho!

A concentração será às 15h, na Rua Coronel Dulcídio em frente à Praça da Espanha, no Batel, onde os carros serão identificados com um selo. De lá, o desfile segue por várias ruas da região central acompanhado de um carro de som tocando marchinhas de carnaval.

Quem não tem carro antigo, pode aproveitar para assistir. Lá em nosso site (www.curitibadegraca.com.br) tem o roteiro completo. Em caso de chuva, o passeio será adiado para o domingo, dia 16, no mesmo horário e local.


Guilherme Dalla Barba/SMELJ (arquivo)

Passeios do Pedala Curitiba acontecem em 10 bairros de Curitiba

Hora de Pedalar

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, recomeça o Pedala Curitiba, passeios noturnos de bicicleta promovidos gratuitamente pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Em cada dia da semana, de segunda a sexta, dois passeios acontecem em locais diferentes da cidade, sempre a partir das 19h30. Para participar, é só chegar com a sua bicicleta e utilizar os equipamentos de segurança necessários: capacetes, roupas claras ou coletes e luzes de sinalização.
Em caso de chuva, os passeios são suspensos. Você encontra a programação completa lá em nosso site: www.curitibadegraca.com.br