Ricardo Marajó/FAS – Ação incentiva doação do Imposto de Renda para projetos sociais

A Fundação de Ação Social (FAS) e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) promoveram uma ação, na sexta-feira passada, na Boca Maldita, no Centro, para esclarecer dúvidas sobre como destinar parte do Imposto de Renda (IR) para ajudar projetos sociais. Os recursos dos contribuintes podem beneficiar crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social atendidos por instituições do município.
Em 2018, de R$ 166 milhões que podiam ser destinados pelos contribuintes pessoa física, apenas R$ 3,8 milhões foram captados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA).
Neste momento, os contribuintes — pessoa física — que quiserem aderir à causa podem fazer a destinação de até 3% do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Também é possível escolher quais organizações assistenciais e projetos que receberão os recursos.
A arrecadação é administrada pelo Conselho Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba). O prazo vai até o próximo dia 30, data final da entre da Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.