Divulgação/Assessoria de imprensa – O Sr. Avocado da Loop Food

O hype da pitaya já ficou para trás. A melhor fruta de todas as estações, que virou protagonista mundo afora, é o abacate. Apreciado, sobretudo pelos apreciadores de comida saudável, este alimento recebeu o status que merece: saboroso, nutritivo e plural, o ingrediente cabe como uma luva em receitas doces ou salgadas e se tornou coqueluche na gastronomia internacional.

Para se ter uma ideia, em Nova York, nas imediações do Brooklyn, há um avocado-bar, batizado de Avocaderia, que apresenta um cardápio inteirinho dedicado à fruta. Já em Amsterdam, na Holanda, o restaurante chamado de The Avocado Show mistura as culinárias mexicana, australiana e americana e traz receitas de outros países, que já cultuavam esse alimento.

No Brasil ainda não existe um restaurante especializado em abacate, mas a fruta já é utilizada em receitas originais e naquelas que são uma releitura de pratos mexicanos, que difundiram o consumo da fruta em pratos salgados.

A rede curitibana Loop Food, por exemplo, é especializada em alimentação saudável e quem introduziu a fruta no cardápio foi Mateus Passero, o sócio do estabelecimento que cria as receitas. “O ingrediente harmoniza sabores, dá um toque especial aos pratos e é a cara do Loop Food, que tem como uma de suas propostas oferecer comida saudável com muito sabor”, conta Passero.

No menu de sanduíches do Loop o “Sr. Avocado” é um tributo aos fãs do abacate. O guacamole é a estrela da receita, que leva ainda cebola roxa, cubos de tomate, fatias de queijo prato, maionese artesanal e tiras de frango grelhado, servidos no pão artesanal ou integral. No delicioso “Gouda”, a fruta também desempenha papel especial. Neste caso, o guacamole faz companhia para o mignon na mostarda, queijo gouda, rúcula hidropônica, cebola roxa e maionese pesto artesanal, no pão tradicional de iogurte ou integral.

O abacate também é destaque na Avocado Salad, preparada com alface americana, alface crespa roxa, tiras de frango grelhado, tiras de abacate, cubos de tomate, cebola roxa picada, croutons e molho mexicano Loop. “Essa receita agrada os paladares mais requintados e reúne ingredientes que combinam perfeitamente: é uma mistura de frescor, cremosidade, com um toque de “pimenta”, típico da culinária mexicana, que também abusa do uso de abacate nos pratos”, salienta Mateus Passero.

Muito além da cremosidade

Além da textura e sabor, o abacate tem um papel importante na culinária, graças às propriedades nutricionais. Fernanda Mazzeto, nutricionista do Loop Food relata que a fruta é uma gordura do bem. “Apesar de calórica, é uma fonte de gordura que ajuda a regular o colesterol e o triglicerídeo. O abacate é um amigo do coração, rico em ômega 6, ômega 4, fósforo e potássio. Além de vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, também é fonte de vitamina K, que é anti-hemorrágica”, diz Fernanda.

Ela acrescenta que, por ser gordurosa, a fruta, ajuda na absorção de vitaminas A e D que precisam de gordura. Também possui carotenóides, que agem como antioxidantes no organismo. “A fruta ainda é fonte de fibras. Um abacate com 190 gramas contém 10g de fibras, que representam 40% do consumo diário recomendado desse composto, essencial para o trânsito intestinal”, finaliza a nutricionista.