Miguel Pereira/Divulgação

‘Histórias do Futuro’ é o documentário da produtora trirriense Cineviola Filmes, que começou a ser rodado em fevereiro. Crianças da região Centro-Sul fluminense trazem suas percepções acerca da pandemia e do isolamento social e mostram o modo como o Covid-19 afetou suas vidas. O doc (45’) tem a direção de Jeanne Duarte, nascida e criada em Três Rios e hoje moradora de Petrópolis. O roteiro é de Clóvis Corrêa e a produção executiva de Mario de Aratanha.

As filmagens acompanharam os personagens Ashelley Gomes Paulista Ribeiro, de 11 anos (Miguel Pereira/Vassouras), Danilo Jorge do Nascimento Silva, de 8 anos (Três Rios), Thalia Damiana Passos de Oliveira, de 8 anos (Paraíba do Sul) e Gabriel Duarte Mello, de 11 anos (Areal). Depoimentos dos pais, avós, amigos e especialistas de saúde complementam o documentário, que estreia em 30 de março, no canal do Youtube @Cineviola.

O projeto contemplado na Lei Aldir Blanc RJ conta também com recurso inovador: oito lives recontarão as histórias das crianças no Instagram, com ajuda da tecnologia de Realidade Aumentada, unindo o mundo físico ao virtual. Dessas, quatro lives são exclusivas para crianças surdas, com a tradução para Língua Brasileira de Sinais feita por Gildete Amorim, e utilizando os mesmos recursos da realidade aumentada. A consultoria das atividades em Libras coube a Clelia Ramos, da Editora Arara Azul.

Leia mais no Barulho Curitiba