Valquir Aureliano – Paroquia Bom Pastor realizou ontem a Missa do Domingo de Ramos

Ontem, as paróquias de Curitiba comemoraram o Domingo de Ramos, uma tradição cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos.
Para a Missa de Ramos, os fiéis levam ramos para dentro da igreja, numa liturgia chamada de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”. No Domingo de Ramos, a Igreja Católica no Brasil realiza a Coleta da Solidariedade para apoio a projetos sociais.
O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, contando o martírio de Cristo, desde a traição, prisão pelos romanos, sua crucificação, morte até a ressurreição. O martírio de Cristo é costumeriamente encenado nas paróquias de Curitiba. A Sexta-Feira da Paixão conta anualmente com encenações teatrais da Paixão de Cristo. Na Arquidiocese de Curitiba existem vários grupos que convidam o público para apresentações.
Um grupo de jovens encena a Paixão de Cristo no Santa Quitéria. Será 26ª vez que o JUC – Jovens Unidos à Cristo, encenará a Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, às 19 horas, na quadra do Colégio Dom Orione (Rua Dom Orione, 1030). A entrada é franca. O Grupo pede à comunidade que doe alimentos não perecíveis.
O Ministério de Teatro da Paróquia São Braz levará para a comunidade a encenação da Via Crucis. A encenação irá percorrer as ruas do bairro e retornar para a paróquia. O horário de saída é 19 horas, do Centro de Evangelização da Paróquia São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1840). Pede-se que cada um leve uma vela e procure deixar seu veículo em casa, já que o estacionamento da igreja será palco de parte da encenação.
A Paixão de Cristo também estará na Festa Nacional da Divina Misericórdia (Umbará). O espetáculo acontece no palco principal da Festa. Na sexta-feira, a partir das 20 horas, no Santuário da Divina Misericórdia (Estrada do Ganchinho, 570).
No Sítio Cercado, a encenação é do Grupo de Teatro Arte e Vida e da pela (Associação Sociocultural e Artística Profeta Elias), e acontece na Rua da Cidadania do Bairro Novo, com apoio da Paróquia Profeta Elias. Sexta-feira Santa, às 20 horas (Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul 1700).

Empresa de ônibus se prepara para o maior feriado do ano, a Operação Páscoa
A Expresso Princesa dos Campos está com os preparativos praticamente prontos para a Operação Páscoa, período de maior movimento do ano ao lado do feriado de Natal. A empresa está programando incremento de frota com aumento de carros extras e ampliação de equipes para atendimento nas rodoviárias com o objetivo de atender a demanda.
“Consideramos o maior feriado do ano, porque temos um período curto para levar os clientes para viajar, sendo que mais de 80% de todas essas pessoas que viajam voltam no domingo”, aponta Edgar Taborda Prestes, encarregado da agência de Ponta Grossa.
Em Curitiba, o maior movimento deve acontecer na quinta-feira, dia 18 de abril, nos períodos da tarde e noite. “O movimento é forte na quarta à tarde e à noite, mas quinta é o dia mais intenso. Sexta-feira também temos um movimento grande pela manhã, até meio-dia, 13 horas”, explica Edson Groque, encarregado da agência de Curitiba. Ele acrescenta que o feriado de Páscoa tem um diferencial em relação ao período de final de ano por ser mais concentrado.
“Na Páscoa as viagens de ida e os retornos são mais concentrados em menos dias. Por isso, nos organizamos com antecedência para que a nossa equipe consiga atender os desembarques principalmente da segunda-feira de manhã pós-Páscoa”, acrescenta.
“A nossa recomendação é sempre para que o cliente, tendo definido sua data de viagem, adquira o quanto antes sua passagem”, destaca Sheila Margraf, coordenadora do SAC, setor responsável pelo atendimento à venda de passagens online e via 0300.

Grupo Lanteri visita pacientes em hospital
Os pacientes do Hospital Municipal de Araucária (HMA) serão surpreendidos, hoje. Eles irão receber às 15 horas, uma visita especial do Grupo Lanteri, responsável pela tradicional encenação da Paixão de Cristo. Os principais personagens da grandiosa apresentação estarão caracterizados e vão passar pelos leitos das enfermarias, ambulatórios, maternidade e pediatria.
O objetivo da ação é levar bem-estar, solidariedade, afeto e alegria aos pacientes, visitantes e também aos profissionais que lá trabalham. O HMA atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e é administrado pelo Invisa (Instituto Vida e Saúde), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
“Essa atitude é uma forma de humanizar a permanência das pessoas no hospital. Momentos de carinho trazem felicidade”, declara o diretor geral do hospital, Guilherme Graziani. “Será muito emocionante”, vislumbra a diretora administrativa do HMA, Marili Alves.
“Visitas como esta transformam a rotina do hospital trazendo esperança e motivação para quem está internado, ajuda, inclusive, na reabilitação”, declara Nilton Saciotti, jornalista que, desde o ano passado, desenvolve trabalho voluntário espiritual na unidade.
Para o diretor do Grupo, Aparecido Massi, fazer esta visita é uma forma de agradecer ao povo de Araucária pelo acolhimento que deram ao Lanteri há dois anos.

Paixão de cristo
Encenação no Parque Cachoeira
A encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri, na Sexta-Feira Santa, será realizada pela segunda vez em Araqucária. Este ano será às 19 horas, no Parque Cachoeira. A entrada é gratuita. São esperadas cerca de 20 mil pessoas. A edição de 2019 do espetáculo tem diversas novidades para os moradores de Araucária e visitantes que prestigiarão o evento no Parque Cachoeira. Entre elas está a narração da história por um novo personagem: o evangelista João. A produção deste ano também conta com novidades no palco e na cenografia. “João era o apóstolo mais próximo de Jesus e o que mais tempo viveu, morreu com idade bem avançada, fato raro entre os discípulos. Além de presenciar e viver toda a história, também escreveu sobre ela, achamos justo que seja o narrador da nossa encenação. Nosso objetivo também é sempre inovar, essas mudanças trazem frescor ao trabalho”, conta o diretor artístico, Aparecido Massi. Outra grande novidade deste ano fica por conta do reforço na equipe de criação de cenários e adereços da peça com a chegada do artista plástico Mauro Santos. Ele traz a experiência dos carnavais do Rio de Janeiro (Viradouro) e de São Paulo (Nenê de Vila Matilde).